As sete semanas do período em que antecede e que se vive a Quaresma, são as semanas mais esperadas pelos vendedores de peixe que comercializam o pescado nas proximidades da penitenciária feminina de Picos. Tilápia, branquinho, matrinchã, tambaqui e curimatã, estão entre os peixes vendidos pelos peixeiros, segundo Damião Antônio Bezerra, o Damião do Peixe, representante dos peixeiros da macrorregião de Picos.
Em entrevista ao Folha Atual, o vendedor disse que a expectativa de venda para todo o período da quaresma é muito boa e que os peixes mais procurados atualmente são a tilápia e o branquinho. O preço dos peixes comercializados pelos peixeiros varia de R$ 7,00 a R$ 12,00. Durante a Quaresma os vendedores de peixe chegam a comercializar cerca de 12 toneladas de pescado, como é o caso de Damião.
Estes peixes são adquiridos do Estado do Pará, Ceará e de cidades da região como Pio IX e Bocaina. O peixeiro alerta para os cuidados na hora de escolher o peixe: “o consumidor tem que observar se as guelras estão avermelhadas, se a carne do peixe está firme, além disso, o cheiro deve ser agradável, muitas vezes descrito como cheiro de maresia, os olhos do peixe devem estar limpos, úmidos, brilhantes, com córnea transparente, pupila negra e convexa”, disse.