Domingo, 06 de Outubro de 2024

Zé Filho é empossado governador do Estado e nomeia secretários

Publicado em 21/02/2014
Por Jailson Dias
66238bd412dafeb1a224f37affa6.jpg
66238bd412dafeb1a224f37affa6.jpg
Zé Filho, já com a faixa de governador, ao lado de Wilson Martins/meio norte

Com as galerias e o plenário lotados, a Assembleia Legislativa deu posse nesta sexta-feira (4) ao governador Antonio José de Moraes Souza Filho (Zé Filho), que assume o cargo depois da renúncia de Wilson Nunes Martins para se candidatar ao Senado Federal nas eleições de 5 de outubro próximo. No discurso de posse, Zé Filho defendeu a paz e a união de todos pelo Piauí.

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), presidiu a sessão extraordinária convocada para o ato. O primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Fábio Novo (PT), leu a carta do ex-governador Wilson Martins, de  cinco linhas onde ele oficializou a sua renúncia. O documento foi entregue pelo ex-secretário de Governo, deputado Wilson Brandão (PSB), a Themístocles Filho ainda na presidência da Casa e protocolado junto a Mesa para ser lida em plenário. Ato contínuo, o presidente declarou a vacância do cargo de governador e convocou o vice-governador para tomar posse, cumprindo o que determinam os preceitos constitucionais.

Uma comissão formada pelos deputados Ana Paula, João Mádison e Wilson Brandão conduziram o governador Wilson Martins e o ainda vice-governador Moraes Souza Filho do gabinete do presidente ao plenário. Após a posse, discursaram o presidente Themistocles Filho e o governador Antonio José Moraes Souza Filho.

A Mesa de Honra foi composta pelos desembargadores Raimundo Eufrásio, presidente eleito do Tribunal de Justiça, e Edvaldo Moura, representando a atual presidente do TJ-PI, Eulália Martins Pinheiro, procuradora-geral de Justiça, Zélia Saraiva, deputados federais Marlos Sampaio e Marcelo Castro (PMDB), senadores Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB), prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Rodrigo Martins (PSDB), conselheira Lílian Martins e Wilson Martins, deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), agora primeira dama do Estado.

Por Paulo Pincel

 

NOMEAÇÕES

O governador Zé Filho (PMDB) deu posse a apenas cinco secretários logo após receber a faixa governamental e a caneta das mãos do ex-governador Wilson Martins (PSB).

O primeiro a ser nomeado foi o secretário estadual de Governo, ex-governador Freitas Neto (PSDB). Foram nomeados ainda o secretário estadual de Administração, ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa (PMDB). O secretário estadual de Fazenda, Mário Larcerda. O coordenador estadual de Comunicação, Tony Trindade e o secretário estadual de Planejamento, Felipe Mendes.

Todos assinaram o termo de posse na solenidade no Palácio de Karnak. O secretário João Henrique anunciou para este sábado a primeira reunião de trabalho do secretariado. Os demais secretários serão anunciados e nomeados apenas no início da próxima semana.

Comentários