Sexta-Feira, 17 de Abril de 2026

São João da Canabrava implanta o Grupo de Apoio Sociemocional de Mães Atípicas

Publicado em 17/04/2026
Por Redação
FA-IMG-96be7f64c1ac24037132.jpg
FA-IMG-96be7f64c1ac24037132.jpg
Participantes do primeiro encontro/

A Prefeitura de São João da Canabrava, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, a implantação do Grupo de Apoio Sociemocional de Mães Atípicas. A iniciativa marcou o início de um importante espaço de acolhimento e fortalecimento para essas mulheres.

Veja AQUI mais imagens!

O grupo foi criado com o objetivo de assegurar às mães atípicas um ambiente seguro para a troca de experiências, apoio mútuo e desenvolvimento emocional. A proposta é oferecer cuidado, escuta qualificada e ferramentas que contribuam para o bem-estar mental e emocional das participantes.

Neste primeiro encontro, que aconteceu no Centro de Convivência da Assistência Social, quase 30 mães atípicas estiveram presentes. A programação teve início com as boas-vindas da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Niciana Cavalcante, que também realizou um momento de oração, promovendo acolhimento e integração entre as participantes.

Em seguida, a psicóloga Kélia Alice conduziu uma roda de conversa com o tema “Autocuidado e Saúde Mental para Mães Atípicas”, abordando a importância de cuidar de si para melhor enfrentar os desafios diários. A atividade proporcionou reflexões importantes e incentivou o compartilhamento de vivências.

A assistente social Ariane Santos realizou uma dinâmica interativa, fortalecendo os laços entre o grupo, enquanto a assistente social, Elaine Silva, e a estagiária de psicologia, Maira Maria, trouxeram uma palavra de incentivo e valorização das mães presentes.

Encerrando o encontro, foram sorteados brindes entre as participantes e servido um coffee break, proporcionando um momento de descontração e convivência.

Durante o encontro, nossa reportagem conversou com a primeira-dama, Niciana Cavalcante, e  com a mãe atípica, Maria Silvia Palhares:

Participaram também deste primeiro encontro, Elaine Paiva e Tatiana, coordenadora e colaboradora do CRAS; Joselma, assistente social do Centro Especializado; e Josiane Leite, supervisora do Programa Criança Feliz.

Comentários