UESPI
Não é mentira, no dia 1° de abril o governador Wilson Martins (PSB) estará na cidade de Picos para inaugurar a primeira parte do novo prédio da Uespi. Mas nem tudo é festa, para alguns o governador não deveria pousar como pai do prédio que construiu, mesmo depois de passar todo o seu governo levando bordoadas por causa da triste situação da nossa universidade estadual. Muitos intendem que ele deveria deixar essa honra para os governantes futuros. Triste inocência.
40%
A redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi de 40%, inviabilizando a administração dos pequenos municípios por todo o Piauí. Picos, por exemplo, só manteve a máquina administrativa funcionando porque possui arrecadação própria, mas mesmo assim foi tristemente penalizada. Vergonhoso o papel que o Governo Federal vem fazendo contra os pequenos municípios que dependem dessas verbas.
Wellington Dias
O senador e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), continua bem a frente nas pesquisas de intenção de voto para governador do Estado. Os últimos números divulgados pelo Instituto Data AZ apontam o senador com 44,39% da preferência do eleitorado. O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) aparece em segundo lugar, com 19,89%, e o ex-senador Mão Santa (PSC), em terceiro, com 12,49%.
Marcelo Castro
Para muitos, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) só conseguirá reverter a desvantagem e assumir a liderança das pesquisas com a ajuda do vice-governador Moraes Sousa (PMDB), que a partir de 05 de abril deve assumir o governo do estado, substituindo Wilson Martins (PSB), que, por sinal, lidera as pesquisas para o Senado Federal.
CRATERAS
Cada vez mais triste a situação das laterais da BR 316 que corta o perímetro urbano de Picos. Os buracos verificados em alguns trechos formam verdadeiras crateras que dificultam a circulação dos veículos, podem provocar acidentes e quedas de motociclistas causando danos aos automóveis. A situação deve ficar mais crítica com a iminente interdição da Av. Deputado Sá Urtiga para a construção do viaduto. Haja paciência para o picoense.
PUNIÇÃO
A Prefeitura Municipal de Picos promete intensificar a fiscalização e punir quem danificar o patrimônio público. No último dia 21 de março os fiscais da Prefeitura verificaram que o asfalto recém-colocado na Avenida São Sebastião foi “cortado” pelo proprietário de uma obra particular que terá de fazer a reposição como estava antes. Tremenda falta de respeito com aquilo que é público, com o que é de todos.
CHUVAS
No quesito inverno o ano de 2014 foi superior a 2013, mas segundo informações do secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Manoel Vieira, ainda é preciso chover mais para que a safra de milho deste ano seja assegurada. Como o feijão requer menos água os agricultores devem realizar uma pequena colheita.
FERIADÃO
Ainda faltam três semanas, mas já está sendo muito aguardado. No mês de abril o país terá seu maior “feriadão” do ano, tudo porque houve uma coincidência da Semana Santa e do Dia de Tiradentes. Em 18 de abril, uma sexta-feira, ocorre a tradicional “Sexta-feira Santa”, data sagrada para os Católicos. Já na segunda-feira seguinte, 21 de abril, celebra-se o dia do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Folga prolongada para muita gente.
QUALIDADE
O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) continua bem conceituado. Durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados do Brasil a OAB divulgou uma lista com 90 cursos de Direito bem avaliados em todo o país. No Piauí, cinco cursos figuram na lista, dentre eles o da Uespi, que mesmo com tantos problemas a todos os piauienses enche de orgulho.