Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Centro de Assistência Médica de Picos será inaugurado nesta terça-feira (1)

Publicado em 16/02/2014
Por Marta Soares
22531ed53ac1a3c83ae040946c76.jpg
22531ed53ac1a3c83ae040946c76.jpg
Sede da CAMPI/Ascom

 

 

O governador Wilson Martins e prefeitos da região de Picos entregam nesta terça-feira, 1º de abril, o Centro de Assistência Médica (CAMPI) à população. O evento que marca a inauguração do CAMPI, conhecido popularmente como Policlínica de Picos, está marcado para as 17h.

A abertura do Centro de Assistência Médica de Picos só é possível através de um grande esforço da parceria entre Governo do Piauí, Prefeitura de Picos e a Associação ProBrasil, que angariou recursos do Hospital de Trauma de Belim – UKB, da Alemanha, para sua construção. A diretoria e o conselho administrativo do CAMPI estão buscando mais parcerias para que a previsão inicial de atendimento, que é de mil pacientes por mês, seja rapidamente ampliada.

“Inicialmente atenderemos a população com as especialidades de urologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, radiologia e cirurgia geral, através da Central de Marcação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a doutora Milena Leal, diretora geral do CAMPI.

Milena Leal destaca ainda que o Centro terá atendimento 100% gratuito e que será realizada uma contratação emergencial de profissionais para sua abertura imediata. “Temos o apoio incondicional do governador Wilson Martins e do prefeito de Picos, Kleber Eulálio, para colocarmos o Centro de Assistência Médica de Picos em funcionamento, além do empenho da ex-secretária de saúde de Picos, deputada Belê e da atual comandante da pasta, Ana Eulálio. Estamos também preparando uma seleção pública para contratação de técnicos de enfermagem, radiologia, digitadores, recepcionistas e dos especialistas”, completa a diretora.

Uma parceria para saúde da região de Picos

A macrorregião de Picos é a segunda maior do Piauí. O projeto da implementação de uma Policlínica é, portanto, de grande importância para atender as necessidades de cerca de 443.000 habitantes dos 60 municípios da macrorregião. Nos últimos anos a Associação ProBrasil vem se articulando com os governos estadual e municipal no processo da preparação deste projeto, com a participação de vários parceiros como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O Centro de Assistência Médica de Picos funcionará como ambulatório, com a realização de consultas, exames e pequenas cirurgias eletivas. Os cidadãos dos pequenos municípios da região poderão marcar sua consulta nas secretarias de saúde de suas cidades e depois se dirigirem até o CAMPI para seu atendimento.  

Por Hélder Rocha

 

Comentários
Galileu Demetrius
31/03/2014 17:16:46
Chegou ao final um ciclo de incerteza, se realmente funcionaria a policlina de Picos, pois a elite médica da cidade não queria abertura da mesma por questões financeiras mesmo. Mas o interesse do povo deve prevalecer em detrimento dos interesse de um grupo de milionários, afinal todos temos direito a opções de atendimento, e não pode ser os atendente que determinam o que teremos. Parabéns a todos que se engajaram nessa causa, e ao povo da nossa região, tão sofrido no quisito atendimento médico.
Galileu Demetrius
31/03/2014 13:21:40
Finalmente esse centro sairá, depois de tantas intervenções contrárias, por parte daqueles que não queriam ver o povo pobre da cidade e região tendo um atendimento de qualidade. Atendendo assim a necessidade de muitos será realidade que a população terá pra onde ir marcar e realizar exames e cirurgias, obg a todos que se empenharam em combater a oligarquia médica que há na cidade de Picos. O povo de Picos agradece.
Miguel
31/03/2014 12:51:54
Eu não sei onde e que wilson martins, kleber e milena são doutores, não sei onde eles fizeram doutorado, o povo pense que ter um curso superior em medicina, enfermagem ja é o dr. Ô falta de informação, pro cara ser dr. ele tem que cumer livros coisas que com certezas esses ae nao tem.