Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

IMH comemora 70 anos firme no compromisso com a Fé e o Saber. Confira Imagens!

Publicado em 16/02/2014
Por Edson Costa
c95430661a9f6a7b50df985ce41f.jpg
c95430661a9f6a7b50df985ce41f.jpg
Comemoração foi marcada por momentos de muita emoção/Edson Costa e Joel Fotografias

 

Tendo como principal bandeira a missão de educar com responsabilidade, imbuído na valorização do ser humano e da família, compromissado com a fé e o saber, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) continua marcando história em Picos. De geração em geração, a instituição tem sido responsável pela formação profissional de tantos cidadãos e cidadãs. A data que é comemorada no dia 05 de março, este ano foi programada para os dias 28 e 29.

Para a Irmã Ana Tereza, que é diretora geral da instituição, são sete décadas e sete gerações. Segundo ela, é neste momento, na sua melhor idade, onde tudo passa a se inovar e modernizar. É um momento onde o IMH tem muito mais a agradecer.

A programação festiva teve início na manhã de sexta feira, 28, com momento cívico no jardim externo do IMH. Na parte da tarde aconteceu a reinauguração da Biblioteca Padre Júlio Maria de Lombaerde (Também Digital) e a inauguração do Monumento Comemorativo dos 70 anos, como também, o arreamento das bandeiras. A abertura oficial do evento teve um brilho a mais, pois contou com a presença de uma abençoada chuva.

Durante a noite, na Quadra de Esportes Ir. Maria Adelaide, foi realizada uma Sessão Solene com o Lançamento do projeto – Fundação da Academia de Letras Escolar Infantojuvenil Ir. Maria Helena Matias. Em seguida aconteceu uma homenagem com a entrega de Menção Honrosa Monsenhor João Hipólito de Sousa Ferreira e logo após o lançamento do livro “70 anos: IMH, uma história escrita à mão!”, de autoria da professora Expedita Bezerra. Alunos ainda dançaram uma valsa simbolizando assim os 70 anos da instituição. Na ocasião diversas autoridades marcaram presença, dentre elas o prefeito de Picos, Kleber Eulálio; a deputada estadual Belê Medeiros e o presidente da ALERP de Picos, Francisco das Chagas (Chaguinha).

No sábado a comemoração teve prosseguimento com a inauguração da Galeria de fotos das diretoras do IMH, na dependência interna do IMH e em seguida uma emocionante confraternização das Irmãs Cordimarianas e funcionários da instituição. À noite, para encerrar a comemoração com chave de ouro, foi celebrada uma missa em ação de graças pela passagem do aniversário, presidida pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Chiquinho, Ferdiram, Danilo e Francinilson.

“Podemos dizer que o início de nossa comemoração foi um momento abençoado. Para nós o sentido da chuva vem mostrar que Deus coroa e cobre de benção toda ação educativa do Instituto Monsenhor Hipólito. É um motivo de louvor, de agradecimento e de reconhecimento. Aproveito para agradecer a todos os funcionários, aos que marcaram presença durante toda comemoração e, em especial, aos nossos alunos e seus familiares. Então damos graças a Deus e cantamos Magnificat Permanente”, destacou a Irmã Ana Tereza.

Após a celebração, a diretora falou a nossa reportagem onde lembrou de todo momento vivido nos dois dias de festividade. “Posso dizer que foram momentos abençoados, cheios de muita alegria e muita emoção. Quero aqui expressar esta grande aliança entre o IMH e povo picoense, aliança esta que jamais será quebrada, pois está alicerçada na fé e no amor. Muito obrigada às irmãs de nossa congregação que estiveram conosco durante toda esta comemoração e a toda família do IMH. Podem ter a certeza que continuaremos firmes, fortes e ousados no intuito de sempre fortalecer esta instituição”, finalizou.

IMAGENS 1º DIA

IMAGENS 2º DIA

FOTOS: EDSON COSTA E JOEL FOTOGRAFIAS

Religiosas ressaltam alegria de participar da comemoração de aniversário

Além da presença das irmãs Ana Tereza (diretora geral), Norma, Regiane e Ana Teresa, que fazem parte da diretoria do IMH, a comemoração dos 70 anos da instituição teve um brilho a mais. Diversas religiosas, algumas delas que já prestaram serviços em Picos, fizeram questão de participar do evento comemorativo. Dentre as quais, a Irmã Zita, que é muito conhecida na sociedade picoense.

Presente à solenidade, a picoense Ir. Desterro Rocha, Superiora Geral da Congregação Filhas do Sagrado Coração de Maria, disse que sente imensa alegria pela comemoração dos 70 anos do Instituto Monsenhor Hipólito: “Eu vejo tudo isso com imensa alegria, pois nos últimos oito anos temos acompanhado de perto toda a caminhada do IMH e sabemos do compromisso que a Ir. Ana Tereza, e todas as demais pessoas que aqui trabalham, tem para com esta escola. Aproveito para parabenizar a todos e desejo que esta data se repita muitas vezes”, disse.

Ir. Desterro, Superiora da Congregação Filhas do Coração Imaculado de Maria

“Me sinto co-participante desta história, mas com o coração cheio de recordações sobre tudo de uma pessoa que trabalhou muito comigo aqui nesta casa, que é a Ir. Helena. Falar de 70 anos desta instituição me transporta falar de Helena Matias que aqui conviveu 33 anos. Estou feliz em viver e recordar cada espaço daqui onde faço parte desta história”, destacou a Irmã Zita.

Ir. Zita prestou por muitos anos serviços no IMH

Já a Ir. Socorro Laurentino que trabalhou na instituição nos anos de 1979 a 1983 expressou sua felicidade em participar do momento. “Vejo este momento como uma graça de Deus e parabenizo o Instituto Monsenhor Hipólito pelo trabalho bonito que vem fazendo sempre com o compromisso de levar os alunos a assumirem a fé e o saber no cotidiano e sobre tudo cultivando a vida e a esperança”, finalizou a religiosa.

Ir. Socorro Laurentino foi diretora do IMH nos anos de 1979 a 1983

Comentários