A temporada 2025 da Street League Skateboarding começou com vitória brasileira. Na madrugada deste domingo (15), em Sydney, a maranhense Rayssa Leal conquistou o topo do pódio na etapa de abertura do principal circuito mundial do skate street e deu o primeiro passo na tentativa de alcançar o quinto título da carreira na competição.
O formato da Street League Skateboarding prevê duas voltas de 45 segundos para cada atleta — com descarte da menor nota — seguidas por cinco manobras individuais. As três melhores tentativas compõem a pontuação final.
Rayssa começou discreta, registrando 5,8 como melhor nota nas voltas e ficando fora da zona de pódio naquele momento. A reação veio nas manobras: com execuções avaliadas em 8,2 e 8,4 na sequência, ela assumiu a liderança e pressionou as adversárias, que passaram a arriscar mais e cometer erros. Na quarta tentativa, ainda somou 7,7, fechando com 30,1 pontos.
A japonesa Liz Akama terminou em segundo lugar, com 29,2, enquanto a australiana Chloe Covell ficou com a terceira posição, ao alcançar 24,7 pontos. Covell havia liderado após as voltas, mas acertou apenas duas das cinco manobras individuais.
Entre os homens, o paulista Giovanni Vianna também garantiu presença no pódio ao terminar em terceiro, com 34,7 pontos. A vitória ficou com o japonês Ginwoo Onodera, que somou 37,3 em uma atuação consistente, com notas superiores a 9,0 tanto nas voltas quanto nas manobras. O norte-americano Julian Agliardi levou a prata, com 35,5.
A próxima parada do circuito será em Los Angeles, em 4 de abril. Antes disso, entre 1º e 8 de março, os atletas disputam o Campeonato Mundial de skate street, em São Paulo, evento organizado pela World Skate e que distribui pontos para o ranking olímpico.