Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Governo irá inaugurar 1ª Central de Interpretação de Libras em Picos

Publicado em 08/02/2014
Por Marta Soares
1f8fa35eead40ad912335b9b4607.jpg
1f8fa35eead40ad912335b9b4607.jpg
/


 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), irá inaugurar, na tarde da próxima quarta-feira (19), a 1ª Central de Interpretação de Libras (CIL), no município de Picos, localizado ao Sul do Piauí. A implementação do Centro recebe investimento na ordem de R$ 54.856 e funcionará em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos.

A CIL prestará serviços públicos com o objetivo de garantir atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva, por meio da oferta de serviços de interpretação e tradução. “Só no município de Picos, cerca de 2.500 pessoas apresentam alguma dificuldade auditiva. A Central dará total apoio às pessoas com deficiência de toda a região, isso irá contribuir para o acesso a serviços públicos e particulares”, destaca o secretário da Seid, Romildo Mafra.

Outros dois Centros serão inaugurados ainda neste mês de março, nos municípios de Parnaíba e Teresina. Nos locais, serão ofertados atendimentos individualizados, de forma presencial e virtual, além de Guia-interprete para acompanhar o deficiente, no intuito de propiciar a interação entre ouvintes e surdos.

Cartilhas
No intuito de garantir acesso aos serviços e direitos das pessoas com deficiência, a Seid ainda lançará duas cartilhas com distribuição em todo o Piauí. Os materiais contêm indicação de serviços, endereços, telefones e orientações para criação de conselhos municipais.

“As cartilhas são mecanismos de acesso à informação. Teremos uma cartilha com todos os serviços direcionados às pessoas com deficiência, em áreas, por exemplo, como a saúde, assistência social, educação e outras. A segunda cartilha trará orientações para a criação de conselhos municipais da pessoa com deficiência”, informa a diretora da Seid, Helena Lima.

 

Comentários