Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2026

Com emenda do deputado Dr. Francisco, 4 unidades de saúde indígena serão construídas no Piauí

Publicado em 20/01/2026
Por Renata Arrais
FA-IMG-d7fcb04bb0a28c412fba.jpg
FA-IMG-d7fcb04bb0a28c412fba.jpg
Unidades de saúde indígena serão construídas no Piauí/Foto: Ascom

Foi assinada a ordem de serviço para construção das quatro primeiras unidades básicas de saúde indígenas (UBSI) no estado do Piauí. Com recursos de emenda do deputado federal Dr. Francisco, o Ministério da Saúde autorizou as obras nas aldeias Canto da Várzea, em Piripiri; Serra Grande, em Queimada Nova; Santa Teresa e Sangue, no município de Uruçuí.

Essas unidades vão beneficiar mais de 660 indígenas das etnias Tabajara, Gueguê do Sangue, Akorá Gamella e Kariri, garantindo atendimento permanente de atenção básica e fortalecendo o acesso regular e de qualidade aos serviços de saúde.

“É um momento histórico para a saúde indígena piauiense: até aqui, o Piauí estava entre os últimos estados sem essa cobertura essencial a comunidades que precisam do apoio e assistência do poder público”, disse Dr. Francisco.

Segundo o Ministério da Saúde, o planejamento para atendimento dessas comunidades teve início em 2024, com o cadastramento das famílias em todas as aldeias do estado, depois a contratação de profissionais de saúde exclusivos para atuação nessas regiões, e agora as ações de infraestrutura.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu na Aldeia Canto da Várzea, em Piripiri, na sexta-feira (16), com a presença da comunidade indígena; do secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba; Pajé Djacir, deputado federal Dr. Francisco, a prefeita Jove Oliveira; a Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Piauí, Assunção Aguiar; a Secretária das Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes; o  líder político Roberval Ramos; o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena -DSEI Ceará, Lucas Guerra Carvalho.

Fonte: Ascom

Comentários