Domingo, 06 de Outubro de 2024

UFPI lança nesta terça-feira vestibular com mais de seis mil vagas

Publicado em 07/02/2014
Por Jailson Dias
834663a7160d3e65599363daaa71.jpg
834663a7160d3e65599363daaa71.jpg
Lançamento do edital do vestibular/cidadeverde.com.br

Atualização: 11h37min

A Universidade Federal do Piauí lança o edital do vestibular Universidade Aberta em solenidade na reitoria da instituição. Estão sendo ofertadas 6.825 vagas em 35 polos de Educação a Distância.

São 15 cursos de graduação. O professor Gildásio Fernandes, diretor do Centro de Ensino a Distância no Piauí apresentou as vagas ofertadas. Participam também da solenidade o secretário de Educação Átila Lira e o reitor Arimateia Dantas.

Este é o maior vestibular do ensino a distância já realizado no Estado.

Além de 33 municípios piauienses, serão ofertadas em dois municípios da Bahia: Campo Alegre e Juazeiro.

O reitor Arimateia Dantas disse que por conta da distância da sede da Universidade da Bahia em relação aos dois municípios ser grande, o MEC estava tendo dificuldade em ofertar os cursos para os estudantes dos dois polos baianos.

"Foi feito um estudo e a UFPI irá atender os dois municípios na Bahia. Já temos um polo em Corrente e outro próximo a Juazeiro", explica o reitor.

Ainda segundo o gestor, a tendência é a universidade disponibilizar mais vagas para o ensino a distância do que a modalidade presencial.

Durante a solenidade, Arimateia Dantas elogiou a gestão do ex-reitor Luis Júnior que implantou o ensino a distância na instituição. "O ensino a distância é o futuro. Não vai demorar e essa modalidade vai superar o ensino presencial", comentou.

O diretor do Centro de Ensino a Distância, Gildásio Fernandes, disse que 15 cursos estão sendo ofertados. As novidades são as licenciaturas em História, Geografia, Ciências e Computação.


O candidato pode se inscrever através no site da UFPI. A data da realização das provas ainda está sendo definida e vai depender do número de inscritos. "Queremos fazer a aplicação das provas antes de junho para começar as aulas em agosto", explicou.

A UFPI atende 6 mil alunos na modalidade a distância e os maiores problemas enfrentados são a falta de internet e a falta de energia em alguns polos. Durante a solenidade, faltou energia e o evento aconteceu às escuras.

 

 

A Universidade Federal do Piauí, lança nesta terça-feira (18) o edital do vestibular 2014 na modalidade à distância. Sendo realizado por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), a modalidade é o maior vestibular da história do Ensino a Distância no Piauí.

No total, serão ofertadas 6825 vagas, distribuídas nos 35 polos de apoio presencial, sendo 33 no Piauí e dois na Bahia (Campo Alegre e Juazeiro).

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, apoia a expansão do ensino a distância no Estado. Para o diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, os resultados obtidos até o momento foram alcançados com a colaboração de parceiros.

"O apoio da EaD/DED/Capes, da administração superior da UFPI e coordenações de cursos, tutorias e equipe de apoio são fundamentais para o desenvolvimento do Centro de Educação Aberta e a Distância", afirmou o diretor.

O lançamento oficial vai acontecer na manhã de hoje, as 9h, no Salão Nobre da UFPI, onde será divulgado o edital do vestibular.

Fonte: portalaz.com.br

- Curta o Folha Atual no Facebook.

Comentários