Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2025

Em 2025, Siespi beneficia 146 projetos e revoluciona o incentivo ao esporte no Piauí

Publicado em 29/12/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-036681415398d57f9d2c.jpg
FA-IMG-036681415398d57f9d2c.jpg
Lançamento do edital do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi)/Foto: Gabriel Paulino

O Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi) se consolidou, em 2025, como a maior política pública de fomento ao esporte já realizada no estado. Com investimento recorde e apoio direto a projetos comunitários, educacionais, profissionais e de alto rendimento, o Siespi impactou milhares de crianças, jovens e adultos em todas as regiões do Piauí.

Em seu primeiro ano, foram contemplados 104 projetos, totalizando um investimento de R$ 8 milhões. Já em 2025, na segunda edição, o programa alcançou 146 projetos, com investimento ampliado para R$ 9,2 milhões. O crescimento em relação ao primeiro ano foi expressivo: um aumento de 40% no número de projetos apoiados e de 15% no volume de recursos investidos.

Neste ano, foram contemplados 74 projetos de Teresina e 59 do interior, alcançando 40 municípios dos 12 territórios de desenvolvimento do estado. Como, por exemplo, Parnaína, Pedro II, Boqueirão do Piauí, Quilombo Mimbó, Passagem Franca, Ipiranga, São Gonçalo, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Pau D´Arco, Barras, Piripiri, Alvorada do Gurguéia, São Pedro, Cajazeiras e Oeiras.

Fomento ao esporte e desenvolvimento humano e social

Idealizado pela Secretaria dos Esportes (Secepi) e sancionado pelo Governador Rafael Fonteles, com a aprovação da Lei Estadual nº 8.042 de 11 de maio de 2023, o Siespi apoia financeiramente projetos apresentados por federações, associações e entidades esportivas sem fins lucrativos, com foco no fomento ao esporte de base e à formação de novos talentos em diversas regiões do Piauí.

O Siespi prevê a participação de projetos em oito áreas e seguimentos esportivos, como patrocínio a projetos de desporto, paradesporto e lazer para entidades afins; e patrocínio de eventos esportivos, tanto do esporte amador quanto profissional.

“O Siespi não é apenas investimento financeiro, é investimento em vida, em oportunidades e no desenvolvimento humano e social de cada município do Piauí, ressalta a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

Um dos exemplos é a Copa Estrelinha Cup, que reuniu atletas nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15. A competição contou com a participação de 24 escolinhas da capital e ofereceu a 600 crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar o esporte.

“Projetos como esse ajuda crianças e adolescentes na socialização e crescimento pessoal, a partir do futebol, como também revela talentos. E esse apoio é fundamental para continuarmos a oferecer estrutura, visibilidade e oportunidades a quem mais precisa. Quando o poder público e a iniciativa privada se unem em prol do esporte, estão investindo em educação e cidadania, explica o organizador do evento, Herbert Viana.

Outro projeto que veio com força foi o Transforme: Esporte para Todos, que reuniu mais de 200 crianças, adolescentes e jovens com e sem deficiência, com idades entre 7 e 23 anos, que participaram de vivências e disputas em modalidades paralímpicas como goalball, bocha, voleibol sentado, atletismo e futebol de 7.

O estudante-atleta Lucas Daniel, de 15 anos, que participou do evento, destacou a importância da experiência vivida. “A gente aprendeu, se divertiu e se sentiu parte de algo maior, onde todo mundo é igual. Isso para a gente é uma grande motivação para continuar a nossa caminhada na vida”.

A professora e técnica Josieny Teixeira do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Santa Inês, no Dirceu I, em Teresina, acompanhou seus alunos no evento e ressaltou o impacto direto das ações no desenvolvimento dos estudantes. “Esses projetos fazem toda a diferença na vida deles. Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de vivenciar o esporte com essa estrutura e respeito”, acrescenta a docente.

Já o projeto Integração Combate, que funciona no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, recebeu um importante reforço para seus alunos com a entrega de novos equipamentos esportivos, adquiridos através do Siespi, para as modalidades de kickboxing, defesa pessoal feminina e futebol. Atualmente, o programa atende cerca de 150 alunos, promovendo inclusão social e qualidade de vida por meio do esporte.

“O apoio da Secepi na aquisição dos materiais esportivos representa um avanço significativo para o esporte no Piauí. Agradeço também o incentivo à prática esportiva, que beneficia não apenas o bairro Saci, mas também as comunidades vizinhas”, ressalta o coordenador do projeto, Adolpho Cardoso.

Outro grande projeto apoiado pelo Siespi foi a 2ª Etapa do Circuito Piauiense de Skateboarding 2025, realizada pela Federação Piauiense de Skateboard (Fepisk). O evento ocorreu na Pista Bruno Azevedo, em Paranaíba, e reuniu atletas, entre crianças, jovens e adultos.

De acordo com a Fepisk, o apoio garantiu estrutura de qualidade, premiações, logística, segurança e visibilidade para os atletas e para a cultura do skate no estado. “Foi um grande dia para a galera do skateboard piauiense na segunda etapa do circuito. Deu tudo certo. Gratidão pela festa”, celebrou a presidente da Fepisk, Carla da Mata.

Para a secretária Josiene Campelo, investir em eventos esportivos é investir na infância e na juventude, na inclusão e na cidadania. “O Siespi tem sido uma ferramenta essencial para dar vida a projetos transformadores. Ver crianças, jovens e adultos ocupando os espaços urbanos com esporte e arte nos mostra que estamos no caminho certo”, conclui.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários