A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou, nesta quinta-feira (18), os confrontos das fases preliminares da Libertadores 2026. Com isso, os representantes brasileiros conheceram seus adversários.
A Pré-Libertadores tem três fases e ocorrerá entre 4 de fevereiro e 11 de março. Botafogo e Bahia entram na disputa somente na segunda fase e para chegar a fase de grupos da competição, precisam passar por dois confrontos eliminatórios.
O Botafogo, que terminou o Brasileirão 2025 em sexto lugar, com 63 pontos, terá pela frente um representante da Bolívia a ser definido (Blooming, Nacional Potosí ou The Strongest). Caso avance à terceira fase, encara o vencedor do jogo C4: representante do Equador (LDU ou Barcelona de Guayaquil) x Argentinos Juniors.
Já o Bahia, sétimo colocado no Campeonato Brasileiro, com 60 pontos, encara na segunda fase o chileno O'Higgins. Caso chegue à terceira fase, o Bahia enfrentará o classificado entre Tolima, da Colômbia, e o primeiro confronto da fase inicial, que será entre um time a ser definido da Bolívia (The Strongest ou San Antonio Bulo Bulo) e o Deportivo Táchira, da Venezuela.
Os times mais bem posicionados no ranking da Conmebol sempre definem os mata-matas em casa. Bahia e Botafogo, portanto, serão mandantes em suas chaves no primeiro jogo. A equipe carioca só decidirá como visitante o seu segundo confronto caso encare a LDU.
Os times eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores disputam a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2026.
Datas dos confrontos e sorteio:
1ª fase: 4 e 11 de fevereiro
2ª fase: 18 e 25 de fevereiro
3ª fase: 4 e 11 de março
Sorteio da fase de grupos: 18 de março.
Fonte: Portal O Dia