Na noite desta quinta-feira, dia 13, a população de São Luís do Piauí preparou uma recepção festiva para receber a médica cubana Maiwabida Plácido Pérez, que é clínica-geral e atua na área há 10 anos. A médica faz parte do programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Em entrevista ao Folha Atual, a médica disse que se sente feliz em poder ajudar a população daquele município.
O prefeito Renato Pio nos disse que a vinda da médica é importante para o município, pois é a primeira vez que um médico vai atuar e residir na cidade. A cidade já conta com outros três médicos, mas nenhum deles reside no município.
Maiwabida Plácido Pérez chegou a São Luís do Piauí por volta das 20h e foi recebida com uma recepção feita pela primeira-dama Salete Silva, o prefeito, e a secretária de saúde Raimunda Luiza de Carvalho, além de outros secretários, vereadores e demais funcionários da Secretaria de Saúde.
A cidade conta com apenas um PSF – Programa Saúde da Família, que é onde a médica atuará até que o hospital fique pronto. Maiwabida Plácido Pérez terá uma carga horária de 32 horas semanais, ou seja, trabalhará 8 horas por dia, quatro dias por semana. Um dia será reservado a estudos. Maiwabida começará a conhecer a cidade e o trabalho na próxima segunda-feira, dia 17.
Na ocasião da recepção de Maiwabida Plácido Pérez, ela contou com a presença de outra médica cubana, Greisy Suarez, que está há três meses em São João da Canabrava.