Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Filomeno Portela garante que retornará Câmara Municipal para disputar presidência

Publicado em 04/02/2014
Por Jailson Dias
bf01ff487a698e622d35f14f0b6c.jpg
bf01ff487a698e622d35f14f0b6c.jpg
Filomeno Portela pretende pleitear presidência da Câmara Municipal/Jailson Dias

De passagem pela Câmara Municipal de Picos, na sessão ordinária desta quinta-feira, 13, o vereador licenciado e chefe de gabinete de Kleber Eulálio, Filomeno Portela (PMDB), garantiu ao Folha Atual, que retorna ao poder legislativo no mês de outubro desse ano de 2014 com o objetivo de disputar a presidência da casa.

Eleito pela coligação “Coragem para Mudar” (PTB / PMDB / PSDB), Filomeno Portela obteve 1415 votos nas eleições de 2012, mas ao tomar posse como vereador, se licenciou do cargo para assumir a chefia de gabinete do prefeito Kleber Eulálio (PMDB). Ele comentou a aprovação do projeto que reinstituiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal, apresentado pelo atual presidente, vereador Hugo Victor (PMDB).

Para Filomeno Portela, Hugo Victor estava em “seu direito” como vereador, mas ressalvou que o presidente deveria ter se esquivado desse projeto de reeleição, uma vez que há o compromisso, firmado em 2013, de que ele, Filomeno, retornaria a Câmara Municipal para disputar a eleição da mesa diretora ao final do biênio 2013/2014.

Quando Kleber Eulálio assegurou a maioria absoluta na Câmara Municipal, logo após a eleição de outubro de 2012, teve início as negociações para saber quem seria o candidato governista a presidência do legislativo. Além de Filomeno e Hugo Victor, Evandro Reis (PTB), também pleiteava a liderança da casa. Hugo Victor ganhou a disputa, Evandro permaneceu na Câmara e Filomeno foi para a Prefeitura Municipal, mantendo-se o equilíbrio da base aliada. Resta saber se esse equilíbrio será mantido até o final do ano.

Apesar de ter apresentado o projeto, Hugo Victor alega que ainda é cedo para discutir a reeleição, mas todos os demais vereadores têm poucas dúvidas de que ele pleiteará a presidência pela segunda vez consecutiva.

Comentários