Mais de dois mil homens e mulheres passaram a reforçar a Segurança Pública do Piauí em 2025 com o ingresso na Polícia Militar. O aumento no efetivo da corporação deve continuar em 2026, com a previsão de convocação de aproximadamente mil novos aprovados no concurso público para assumir funções tanto na capital quanto no interior do estado.
A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI), coronel Scheiwann Lopes, que destacou a ampliação do efetivo como uma estratégia para fortalecer o policiamento ostensivo e ampliar a presença da corporação em diferentes regiões do território piauiense.
Ao apresentar as perspectivas para o próximo ano, o comandante-geral também fez um balanço das ações desenvolvidas pela PMPI em 2025. Segundo ele, os resultados foram positivos, com redução nos índices de crimes violentos e avanços significativos no combate à criminalidade. Entre os números apresentados estão a apreensão de mais de 335 toneladas de drogas, a retirada de circulação de mais de 5 mil armas, a recuperação de mais de 10 mil veículos e a devolução de mais de 14 mil aparelhos celulares aos proprietários.
De acordo com a PMPI, os dados refletem o trabalho integrado das forças de segurança e o reforço no efetivo policial, que tem contribuído para o fortalecimento das ações de prevenção e repressão ao crime em todo o estado.
Com informações do Portal O Dia