Alagoinha do Piauí, que tem como gestores o prefeito Dr. Pedro Otacílio e o vice-prefeito, Cicero Cauã, celebrou nesta segunda-feira, 08 de dezembro, um marco importante para suas políticas de saúde e assistência social ao receber o Selo de Qualidade da Capoterapia 2025. A certificação, concedida pelo Instituto Brasileiro de Capoterapia (IBC), reconhece o município pela aplicação responsável, segura e cientificamente comprovada da metodologia, que tem se destacado como ferramenta essencial para a promoção do bem-estar, especialmente entre pessoas idosas.
Veja AQUI mais imagens!
A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reuniu grande público, entre alunos, instrutores, lideranças locais e representantes de diversos segmentos. O selo foi entregue por Gilvan Alves de Andrade, Mestre Gilvan, criador da capoterapia e figura de referência no país.
O evento contou ainda com a presença do Mestre Coelho, da Bahia; do professor Denis Costa, de Picos; e da professora Maria das Graças, que conduz as atividades no município. O Grupo Viver realizou apresentações especiais, demonstrando na prática os benefícios da modalidade e emocionando os presentes.
Entre as autoridades que prestigiaram o momento estiveram a primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, a secretária de Assistência Social Pelva Bárbarae o vereador Janílson Neto, ambos ressaltando a importância da certificação para a consolidação de políticas públicas de promoção da saúde.
Secretária Pelva Bárbara
Durante a cerimônia, a secretária Pelva Bárbara, homenageada pelo trabalho desenvolvido, agradeceu o reconhecimento e destacou o compromisso com o cuidado à pessoa idosa. “Obrigada a todos pela homenagem, estou emocionada, até chorei! Estou muito feliz à frente da Secretaria de Assistência Social, que não considero apenas um trabalho, mas um ato de amor desempenhado ao lado da minha equipe”, declarou.
Primeira-dama Hortalina Bezerra
A primeira-dama Hortalina Bezerra também celebrou o reconhecimento e reforçou que a capoterapia já transformou a rotina de muitos moradores. “Ver esse Selo chegando a Alagoinha do Piauí é a prova de que estamos no caminho certo. A capoterapia trouxe mais saúde, alegria e convivência para nossa população. É uma iniciativa que abraçamos com carinho e que continuará recebendo todo o nosso apoio”, afirmou.