Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Fiéis de Bocaina celebram festa em honra a Nossa Senhora da Conceição

Publicado em 08/12/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-87febf0d682e50c7a3c7.jpg
FA-IMG-87febf0d682e50c7a3c7.jpg
Missa foi realizada/Foto: cidadesnanet

Esta segunda-feira, 08 de dezembro, foi marcada por intensas demonstrações de devoção em Bocaina, durante o encerramento do 270º festejo de Nossa Senhora da Conceição. Desde cedo, a comunidade se dirigiu à Igreja Matriz para acompanhar a Missa Solene dedicada à padroeira, ponto central da programação religiosa.

Veja AQUI mais imagens!

Com o tema “Maria, toda de Deus, ensina-nos a viver na fidelidade”, as celebrações deste ano reforçam a mensagem espiritual que guia os festejos iniciados em 29 de novembro. A Missa Solene foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e contou com a concelebração do pároco de Bocaina, Pe. Allef Antônio Carvalho, além dos sacerdotes Pe. Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho), Pe. Marcos Vinicius e Pe. Regis.

Antes do início da missa principal, os fiéis participaram da tradicional Missa dos Romeiros, seguida de um café da manhã oferecido aos peregrinos, reforçando o espírito de acolhida que envolve o festejo ao longo das décadas.

Um momento especial da celebração foi conduzido pelo historiador e professor Francisco João, que resgatou a origem do festejo, datada de 29 de novembro de 1754. A lembrança histórica trouxe ainda mais significado à programação, reforçando o vínculo da comunidade com sua tradição religiosa tricentenária.

Durante sua homilia, Dom Plínio José voltou a destacar o papel de Nossa Senhora da Conceição como símbolo de fé e inspiração, convidando a comunidade a renovar sua devoção e a viver os ensinamentos de Maria no dia a dia.

Na noite deste domingo, autoridades políticas participaram da última noite de novena, dentre elas, o prefeito Guilherme Macedo; o vice-prefeito Naldo Leão; o deputado federal, Dr. Francisco Costa; o ex-prefeito Erivelto Barros e o prefeito da vizinha cidade de Sussuapara, Naerton Moura.

Comentários