Os consumidores piauienses devem pagar menos na conta de energia elétrica em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a mudança da bandeira tarifária de vermelha para amarela, que passou a vigorar na terça-feira (2), resultando em uma redução média de 2,6% na fatura.
A Equatorial Energia, responsável pelo fornecimento no estado, explicou que a decisão leva em conta a previsão de chuvas acima da média em grande parte do país, o que contribui para a geração de energia hidrelétrica. Com a mudança, o custo adicional por 100 kWh consumidos caiu de R$ 4,46 para R$ 1,885.
Segundo a distribuidora, aproximadamente 37,55% do valor da conta refere-se à compra de energia e ao transporte pelas linhas de transmissão, destinado às usinas hidrelétricas, eólicas, solares e termelétricas, sem lucro para a distribuidora. Outros 33,35% correspondem a impostos, tributos e encargos definidos por lei.
A mudança na bandeira tarifária é uma boa notícia para os consumidores, que devem sentir a diferença no valor da fatura ainda neste mês.