Foi realizada nesta sexta-feira, 05 de dezembro, a eleição para a Segunda Edição Parlamento do Futuro — projeto da que permite que estudantes da rede pública estadual vivenciem o papel de deputado estadual.
A iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativo do Estado do Piauí, por meio da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão e parceria com a TRE‑PI e a SEDUC‑PI, contemplou 21 municípios do estado. Os estudantes irão exercer mandato simbólico a partir de 23 de fevereiro.
O presidente da Assembleia, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou que “o programa representa a chance de despertar cedo o sentimento de cidadania e mostrar que a política é um instrumento de transformação social”.
.jpg)
Deputado Severo, presidente da ALEPI
Os estudantes eleitos participarão de uma semana de atividades na Alepi, com plenárias, comissões e debates — reproduzindo a rotina parlamentar. A expectativa é de que a experiência fortaleça o entendimento democrático e estimule a participação política entre a juventude.
É um grande experimento, um grande estímulo para o envolvimento da sociedade na política”, afirmou o vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), autor da proposição do Parlamento do Futuro.
O diretor da Escola do Legislativo, Walber Coelho, reafirmou que o projeto visa dar voz aos jovens piauienses e promover o interesse pela vida pública. “Eles terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Assembleia. É um exercício valioso de cidadania”.
Cronograma e funcionamento
O projeto teve nova edição lançada no dia 16 de outubro de 2025, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo. Na solenidade, o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou que o programa aproxima os jovens do debate democrático e da responsabilidade cidadã.
A votação ocorreu nesta sexta-feira (5), com uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI. E envolveu alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio de escolas públicas selecionadas pela SEDUC.
Os eleitos terão mandato simbólico, com vivência parlamentar, simulação de sessões e comissões, e poderão apresentar propostas que, se endossadas pela Alepi, podem se transformar em lei.
Estudantes eleitos
Parnaíba — Maria Karolinna Oliveira Sales; João Bernardo do Nascimento
Joaquim Pires — Francisca Raiane P. Siqueira; Antonio Wesley S. de Lima
Piracuruca — Carlos Henrique; Antonio Ariel
Teresina – Centro/Norte — Izaque Ravi; Ingrid Vitória
Castelo do Piauí — Maria Ariane Rogério Silva
Santo Antônio dos Milagres — Pedro Henrique Elias Maciel
São Félix — Pablo Vinicius
Tanque do Piauí — Otávio Pereira Ferreira
Picos — Ana Caroline Xavier Felix; Maria Eduarda da Silva Andrade; Maria Clara
Pavussu — Yan Saraiva da Silva Pinheiro
Sebastião Leal — Marianne Veloso Duarte
São João do Piauí — Pedro Helton Rodrigues da Silva
Anísio de Abreu — Gabrielly Sousa Paes Landim
Bom Jesus — Lívia da Silva Bezerra
Avelino Lopes — Emilly dos Santos Gama
Padre Marcos — Fernando Macedo Maia
Canindé do Piauí — Mateus Oliveira Nonato
União — Érica Letícia Machado Rodrigues; Geovanna Vasconcelos do Nascimento; Janaína Alves de Lima
Teresina – Sul — Gustavo Lima; Cibely Cristine
Teresina – Leste — Alessandro Araújo da Silva
Teresina – Sudeste — João Daniel Leão Carvalho Sena