O município de Inhuma realizou nesta terça-feira, 02 de dezembro, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025-2028, um marco importante na construção coletiva de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Veja AQUI mais imagens!
A programação teve início com o credenciamento e a fala das autoridades presentes. Em seguida, o público acompanhou uma apresentação cultural do Grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que trouxe energia e simbolismo ao momento.
Logo depois, os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) apresentaram o Plano de Participação Cidadã, elaborado ao longo das atividades do grupo, como também, uma apresentação alusiva ao Dia da Consciência Negra, com foco na reflexão sobre termos e expressões de cunho racista que precisam ser eliminados do vocabulário cotidiano.
A Banda de Música da Escola de Tempo Integral entoou o Hino Municipal, marcando um momento de valorização da identidade local.
Na sequência, a articuladora do Selo UNICEF em Inhuma, Lucélia Nogueira, apresentou os objetivos, eixos de atuação e indicadores sociais do Selo Unicef, com base na Linha de Base da iniciativa.
Os participantes foram, então, divididos em grupos para discutir propostas e construir coletivamente ideias voltadas à melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes. No encerramento, cada grupo apresentou suas propostas formalizadas, fortalecendo o caráter participativo do evento.
Participaram do evento o vice-prefeito Aluizio Gonçalves; a articuladora do Selo UNICEF, Lucélia Nogueira; a mobilizadora do NUCA, Izabel Cristina; o presidente do CMDCA, Helton Soares; os secretários municipais Luís Ricardo (Meio Ambiente), Ana Luiza (Educação), Maria do Socorro (Assistência Social) e Silvia Rodrigues (Saúde), além de adolescentes, líderes comunitários e moradores do município.
Em entrevista a nossa reportagem, o vice-prefeito Aluizio Gonçalves falou sobre a importância da realização do Fórum:
Izabel Cristina, mobilizadora do NUCA, falou sobre as ações desenvolvidas na busca da conquista de mais um Selo para o município. “O andamento do Selo Unicef em nosso município tem sido muito positivo. Estamos avançando com ações planejadas, sempre com foco na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Temos trabalhado de forma integrada com as Secretarias e toda a rede de proteção, para que cada etapa seja cumprida com responsabilidade e compromisso”, destacou.