Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

Alunos de Ipiranga do Piauí, Simões e São José do Piauí recebem premiação do projeto MPT na Escola

Publicado em 02/12/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-852ef2e99570a138e63c.jpg
FA-IMG-852ef2e99570a138e63c.jpg
Alunos premiados pelo Projeto MPT na Escola/Fotos: Bismark Sousa

A manhã desta terça-feira, 02 de dezembro, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Picos, foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração da educação pública. Estudantes de Ipiranga do Piauí, Simões e São José do Piauí se destacaram na edição 2025 do projeto MPT na Escola, recebendo premiação pelas produções artísticas desenvolvidas sobre o combate ao trabalho infantil.

Veja AQUI todas as imagens!

A solenidade reuniu o procurador-chefe do MPT-PI, Marcos Duanne Barbosa, o Coordenado da procuradoria em Picos, Igor Oliveira, o vice-presidente da OAB subseção de Picos Ernandes Curica, além de autoridades municipais, familiares e representantes escolares dos municípios participantes.

Este ano, 69 municípios do Piauí aderiram ao programa, envolvendo mais de 19 mil alunos de 388 escolas em atividades nas categorias conto, desenho, música e poesia.

Ipiranga do Piauí comemorou o primeiro lugar na categoria Poesia, conquistado pelas alunas Maria Laura Rufino Leal do Valles e Sara Bianca dos Santos Almeida, do 5º ano da Escola Municipal Dr. Antônio Santos. A poesia “Que futuro eles vão ter?” superou trabalhos de outros 33 municípios.

As estudantes receberam cada uma, um notebook, um fone de ouvido e um kit escolar completo. O município foi representado pelo secretário municipal de Educação Gilberto Vieira, além de professores e familiares das vencedoras.

São José do Piauí também teve participação de destaque. As alunas Alice Ravenny Lima Silva e Júlia de Sousa Santos Silva, do 4º ano da Escola Municipal Borges Marinho, receberam o segundo lugar estadual na categoria Poesia com o poema “O peso que não cabe na infância”.

A escola esteve representada pela secretária municipal de Educação Cileide Borges, pela diretora Fernanda Leal de Moura Borges, pela professora Célia de Moura Borges, pela coordenadora escolar Fabiana de Moura Leal Silva, e pela coordenadora municipal do projeto, Montinelli Borges. O município contou ainda com o apoio institucional do prefeito Admaelton Bezerra.

As estudantes receberam tablets, case, caneta digital e kit escolar.

Representando Simões, os alunos Levi Virgílio de Carvalho, Laila Mikaelly Queiroz Santos, Simone Sofia Silva e Vitória Krislayne Costa, da Escola Municipal São Benedito, se apresentaram para receber o terceiro lugar na categoria Música, com a composição “Criança não Trabalha”.

Cada aluno premiado levou para casa um tablet com caneta e case, além de um kit escolar. A comitiva de Simões foi formada pelo coordenador municipal do MPT na Escola, José Antônio, professores e gestores da escola. A comitiva de Simões recebeu o apoio do prefeito Magno Dantas e também da secretária municipal de Educação Íris Elaine.

Além dos três municípios em destaque, estudantes de Oeiras e Valença do Piauí também foram premiados. O destaque de Oeiras ficou com o primeiro lugar na categoria Conto, conquistado pela estudante Paola Gabrielli Vieira Ferreira, da Escola Municipal Raimundo Antônio de Oliveira, com a obra “Os dedos de João”.

Valença do Piauí foi representada por Lucas Samuel Lima do Nascimento, do CAIC, premiado em terceiro lugar com a poesia “Criança é para brincar e para sonhar”.

A cerimônia reforçou a importância do MPT na Escola como ação de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, como destacou o procurador-chefe do MPT-PI, Marcos Duanne e o Coordenado do MPT em Picos, Igor Oliveira.

O resultado nacional será divulgado nesta quinta-feira, 4 de dezembro, em Brasília. O Piauí já figura entre os três primeiros colocados pelo trabalho das estudantes de Buriti dos Lopes na categoria Desenho.

A premiação premiou talentos, fortaleceu políticas públicas e celebrou o protagonismo estudantil em temas de profunda relevância social.

Comentários