Sábado, 29 de Novembro de 2025

Prefeitura de Francisco Santos promove Dia de Ação de Reflorestamento com adolescentes do NUCA

Publicado em 29/11/2025
Por Redação
FA-IMG-c7fd2e5b4621434d6eeb.jpg
FA-IMG-c7fd2e5b4621434d6eeb.jpg
Adolescentes durante ação no Rio Riachão/Fotos: Folha Atual

Na manhã dessa quinta-feira, 27 de novembro, a Prefeitura de Francisco Santos, por meio de um conjunto de Secretarias, realizou o Dia de Ação da Campanha #EntreNoClimaUNICEF com o tema: “Reflorestando Nosso Território e Nossas Ideias – Bora Semear?”, uma das atividades do Cronograma de Ações do Selo Unicef, edição 2025-2028, com jovens inscritos no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Francisco Santos-PI.

Por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA); Esporte, Cultura e Turismo (SEECT); Juventude (SEJUV) e; Planejamento e Avaliação (SEPLAN), e com o apoio do Conselho Tutelar e da Câmara Municipal, cerca de 30 (trinta) jovens do NUCA foram levados para uma atividade de campo, no leito do Rio Riachão, na localidade Macacos, onde realizaram o plantio de diversas mudas nativas sortidas de 06 (seis) espécies, além de dinâmicas de convivência, jogos, brincadeiras e piquenique ecológico.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Cézar, destacou a importância da atividade: “Estamos muito felizes com essa ação, que uniu conscientização ambiental sobre a importância do reflorestamento para enfrentar a crise global climática e as atividades práticas, de os próprios jovens conhecerem o lugar e fazerem o plantio das mudas. A proposta foi justamente aliar o senso de cuidado dos jovens com o lugar onde vivem e a preservação ambiental, de uma maneira lúdica e divertida.”.

A Secretária de Esporte, Cultura e Turismo, Edimary Lima, também pontuou o sucesso da atividade: “Foi uma ação integrada. Levamos nossos jovens para conhecerem um ponto turístico do nosso município, e onde eles puderam brincar, jogar bola e reflorestar. Para nós, foi um grande acerto”.

Na ocasião foram plantadas mudas de espécies como o Ipê Amarelo, Angico Vermelho, Faveira, Mororó (Pata de Vaca), Aroeira e Pau-ferro, árvores nativas características do Piauí, ao longo do leito do rio, com orientação do Técnico Agrícola da SEAMA. Toda a ação foi registrada e georreferenciada, de modo a catalogar as espécies, preenchendo, também, atividades requisitadas para conquista do Selo Ecológico Municipal.

A Secretária Ana Vilma, à frente da SEJUV destacou o envolvimento da juventude: “É muito bom trabalhar com nosso público, pois eles realmente se engajaram nessa atividade. Fizemos várias dinâmicas, e ficaram tão envolvidos na proposta que a falta dos celulares nem foi sentida”. O Secretário de Planejamento, Lincon Rodrigues, finalizou: “Às vezes, crianças (e jovens) precisam lembrar que são crianças”.

Participaram, ainda, das atividades, o Conselheiro Tutelar Denilson, o Vereador Pedro Fransuesly, a Chefe de Gabinete do Prefeito Graciene Rodrigues, e a servidora da SEAMA Cristiane Lima.

Comentários