Na manhã desta sexta-feira, 28 de novembro, Itainópolis sediou o 1º Fórum do Selo UNICEF – Edição 2025, reunindo colaboradores da gestão municipal e a população em geral para analisar as ações já executadas em prol das crianças e adolescentes, além de construir de forma coletiva o Plano de Trabalho para os próximos quatro anos.
Veja AQUI mais imagens!
O evento teve início com o credenciamento dos participantes e a composição da mesa de honra, formada pela primeira-dama e secretária municipal de Educação, Maria do Socorro, por demais secretários municipais, pela articuladora do Selo UNICEF em Itainópolis, Elizanne Coelho, pelo Mobilizador de Jovens e Adolescentes do NUCA, Arthur Pierre, além de crianças, adolescentes e representantes da sociedade civil.
Após a execução do Hino Municipal de Itainópolis e as falas das autoridades, os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) conduziram uma apresentação cultural com a temática “A Fé do Negro em seus Orixás”, destacando a valorização da cultura afro-brasileira e o protagonismo juvenil.
Na sequência, a articuladora Elizanne Coelho apresentou os objetivos do Selo UNICEF e detalhou a proposta do 1º Fórum Comunitário, reforçando a importância da participação intersetorial para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à infância e adolescência.
Depois, os mobilizadores que compõem a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF falaram sobre suas atribuições e sobre o andamento das ações que já estão sendo executadas no município.
O mobilizador do NUCA, Arthur Pierre, também apresentou o trabalho desenvolvido pelo núcleo, destacando iniciativas que promovem cidadania, inclusão e protagonismo juvenil.
Encerrando o encontro, foram formados os grupos de trabalho, responsáveis por discutir os eixos do Selo UNICEF, levantar propostas e elaborar contribuições para o Plano de Ação Municipal. Os resultados debatidos em cada grupo foram apresentados ao final, consolidando os próximos passos que orientarão a gestão municipal na promoção dos direitos de crianças e adolescentes até 2028.
Em entrevista a nossa reportagem, a primeira-dama Maria do Socorro; a secretária de Assistência Social, Marilene Gonçalves e a articuladora do Selo Unicef, Elizanne Coelho, falaram sobre o evento: