Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Educação de Paquetá do Piauí realiza III Colóquio de Literatura Infantil com foco na inclusão

Publicado em 28/11/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-424cfe466295f31863ba.jpg
FA-IMG-424cfe466295f31863ba.jpg
Exposição de boas práticas/Fotos: Bismark Sousa

A Prefeitura de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta sexta-feira, 28 de novembro, o III Colóquio de Literatura Infantil do PPAIC, evento que reuniu professores da Educação Infantil, Pré-Escola e do Ciclo de Alfabetização para apresentar experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Veja AQUI todas as imagens!

A iniciativa, realizada na Creche Eusébio Borges Leal, teve como tema: “Contos, cantos e saberes: literatura infantil, etnomatemática e oralidade como caminhos para a inclusão”.

O encontro contou com a participação de educadores das escolas municipais Celso Eulálio, Manoel Gonçalves Guimarães, Creche Eusébio Borges Leal, Augustinho José Garcia, Cícero Francisco de Moura, Nossa Senhora dos Remédios e Lagoa do Tucano. Sob a gestão do prefeito Clayton Barros e da secretária de Educação Elayne Sá, o colóquio reforça o compromisso do município com metodologias que valorizam a cultura local, a diversidade e a aprendizagem inclusiva.

Durante o evento, três salas temáticas foram preparadas para exposição dos projetos, onde os professores apresentaram atividades desenvolvidas ao longo do ano envolvendo literatura infantil, etnomatemática, contação e reconto de histórias, além de práticas de oralidade.

Cada ambiente trouxe a síntese de um percurso pedagógico voltado à inclusão e à construção do conhecimento de forma lúdica e significativa.

A coordenadora municipal do PPAIC, Luana Moura, destacou a importância do colóquio como espaço de troca entre os profissionais da rede.

A iniciativa integra o conjunto de ações de formação continuada do PPAIC e contribui para aprimorar o processo de alfabetização das crianças da rede municipal.

O evento encerrou-se com a visitação dos espaços expositivos e interação entre professores, gestores e convidados.

Comentários