O município de São João da Canabrava realizou nesta quinta-feira, 27 de novembro, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, uma iniciativa fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
Veja AQUI mais imagens!
A programação teve início com o credenciamento dos participantes, seguido da formação da mesa de honra, composta pelo prefeito Elson Silva; pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Niciana Cavalcante; pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Josiane Leite; pelo articulador do Selo Unicef, Fabiano Sousa; e pelo mobilizador do NUCA, Railson Carvalho, além de vereadores; secretários municipais; o Sargento PM Franco; conselheiros tutelares e a população em geral.
Após a execução do Hino de São João da Canabrava, o público acompanhou uma apresentação cultural conduzida pelos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Em seguida, a presidente do CMDCA, Josiane Leite, declarou oficialmente aberto o Fórum.
O articulador Fabiano Sousa apresentou a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, responsável por planejar e conduzir as ações estratégicas.
Já o mobilizador do NUCA apresentou o grupo de adolescentes, que aproveitaram o momento para destacar metas e iniciativas que pretendem desenvolver a fim de ampliar a participação juvenil no município.
A assistente social, Jakeline Borges, conduziu a explicação sobre a metodologia do Fórum, orientando os inscritos quanto ao funcionamento dos grupos de discussão, sendo seguida pela apresentação dos diagnósticos de ações do NUCA, Conselho Tutelar e das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Logo depois, os participantes foram divididos em equipes de trabalho para debater os seis Resultados Sistêmicos do Selo Unicef, identificar prioridades e construir propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas para crianças e adolescentes em São João da Canabrava.
Nossa reportagem conversou com o prefeito Elson Silva, com a primeira-dama, Niciana Cavalcante, com o articulador, Fabiano Sousa e com a adolescente do NUCA, Louhany Santos, que falaram sobre o evento:
O evento teve como objetivo apresentar o diagnóstico da realidade local e construir o Plano Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes — etapa obrigatória para a certificação do Selo Unicef, edição 2025-2028.