Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025

Tarifa de energia vai ficar 13% mais cara no Piauí a partir de dezembro

Publicado em 26/11/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-720149f3a7bb651751c6.png
FA-IMG-720149f3a7bb651751c6.png
Tarifa de energia vai ficar 13% mais cara no Piauí a partir de dezembro/Foto: Sthefany Cavalcante/ODIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (25), o Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2025 da Equatorial Piauí, empresa distribuidora de energia no Estado. A decisão, tomada pela diretoria colegiada da agência, afeta cerca de 1,57 milhão de unidades consumidoras atendidas pela concessionária em todo o estado.

Os novos valores entram em vigor a partir do dia 2 de dezembro e trarão aumento médio de 13,57% para os consumidores piauienses. Confira os índices aprovados:

Novos índices tarifários da Equatorial Piauí:

Consumidores residenciais (B1): 13,28%

Baixa tensão (média): 13,61%

Alta tensão (média): 13,42%

Efeito médio para o consumidor: 13,57%

Segundo a ANEEL, o reajuste foi influenciado por diversos fatores, como custos de compra, distribuição e transporte de energia, além do pagamento de encargos setoriais. Também pesaram no cálculo os componentes financeiros deste processo tarifário e do ciclo anterior.

Revisão tarifária x Reajuste tarifário: qual a diferença?

O setor elétrico trabalha com dois tipos principais de processos tarifários, ambos previstos nos contratos de concessão: a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA).

A RTP é considerada mais complexa. Nela são definidos:

  • o custo eficiente da distribuição (Parcela B),
  • as metas de qualidade e perdas de energia,
  • e os componentes do Fator X, aplicados ao ciclo tarifário.

Já o RTA, como o aprovado para o Piauí, ocorre nos anos em que não há revisão tarifária. Nesse caso, a Parcela B é atualizada pelo índice de inflação previsto em contrato (IGP-M ou IPCA), descontado o Fator X. Em ambos os processos, no entanto, são repassados aos consumidores os custos de compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que financiam políticas públicas do setor elétrico.

Como economizar na conta de energia?

Para amenizar o impacto na conta, a orientação é praticar o consumo consciente de energia elétrica. Veja abaixo algumas dicas para economizar energia:

Utilize aparelhos eletrodomésticos com selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com indicação “A”, ou seja, com maior economia;

Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;

Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;

Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;

Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante conter a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;

  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;
  • Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal.

Fonte: Portal O Dia

Comentários