PODER
O presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Hugo Victor (PMDB), conseguiu a aprovação de um projeto de lei que reinstitui a reeleição para a mesa diretora do legislativo. Dos 14 vereadores presentes, 13 votaram a favor, e apenas Fátima Sá (PSDB) votou contra. Em conversas de bastidores todos acreditam que Hugo Victor tentará se reeleger, resta saber se ele terá tanto apoio como teve no início de 2013.
CARNAVAL
Sem dúvida alguma o Carnaval desse ano de 2014 foi um dos mais desprestigiados dos últimos anos. Poucos políticos de renome estadual compareceram a festa. Apenas o deputado federal e pré-candidato a Governador, Marcelo Castro (PMDB), esteve por aqui. Nem os vereadores picoenses foram vistos.
TUDO RESOLVIDO?
Na última vez em que esteve na cidade de Picos a deputada estadual e pré-candidata a deputada federal, Rejane Dias, negou que houvesse divergências internas no PT do Piauí por conta do cargo que pleiteará nas próximas eleições. A deputada apenas afirmava que “estava tudo resolvido”. Mas a desistência do deputado Jesus Rodrigues de pleitear a reeleição mostra que nada está resolvido. Parece que o PT do Piauí virou um feudo controlado pelo senador Wellington Dias (PT).
PREOCUPAÇÃO
Os camelôs andam preocupados com o projeto de reforma das praças públicas da cidade de Picos, encabeçado pela Prefeitura Municipal, para muitos desses trabalhadores, os pontos em que comerciam lanches e miudezas são a única forma de sobrevivência. Se tiverem de deixar as praças esperam ao menos conseguir um local com movimentação para continuarem negociando e ganhando a vida.
AGESPISA/BURACOS
Para os picoenses a Agespisa é uma das principais responsáveis pelos buracos que enfeiam a zona urbana da cidade de Picos. Representantes da empresa afirmam que não é possível prometer que haverá um basta na abertura desses buracos em ruas pavimentadas uma vez que o sistema de tubulação apresenta problemas constantes que precisam ser reparados.
ORTOPEDISTAS
Os médicos ortopedistas que dão plantão no Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL) vem sendo cada vez mais cobrados pela população. Muitas são as ocasiões em que vítimas de acidentes de trânsito chegam ao hospital e não encontram nenhum ortopedista de plantão. Vereadores estão pedindo que os plantões desses médicos sejam tornados públicos para que as pessoas saibam quem são os faltosos.
ABELHAS RAINHAS
As jogadoras da Sociedade Esportiva de Picos (SEP) vêm avançando na Copa do Brasil, o próximo jogo, previsto para acontecer no dia 19 de março, em Picos, contra o Ferroviária - SP, promete atrair grande público, a exemplo dos anteriores. As meninas já estão sendo chamadas de “Abelhas Rainhas”, em alusão ao mascote da SEP, uma abelha.
ARROMBAMENTOS
Os arrombamentos vinham sendo o principal problema de segurança na cidade de Picos nesse ano de 2014, mas a Polícia Militar decidiu agir e focou o policiamento nos locais onde algumas lojas já haviam sido vítimas desse tipo de crime, especialmente no centro comercial da cidade, com isso houve uma ligeira redução nessa prática criminosa.
AV. TITICO BARBOSA
A Av. Titico Barbosa, principal via de acesso ao bairro Morada Nova, tem sido o palco de assaltos à mão armada. Os crimes acontecem especialmente altas horas da noite, dando poucA chance de reação para as vítimas. Contribui para esse problema os buracos verificados no calçamento mal feito, que obrigam motoristas e motociclistas a reduzirem a velocidade em uma via longa e mal iluminada. Os pedestres procuram enfrenta-la apenas em grandes grupos.