Alunos, professores e técnicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), distribuídos em 12 campi no estado, irão às urnas nesta quarta-feira (12) para a formação da lista tríplice que definirá a nova reitoria da instituição. A decisão final caberá ao governador Rafael Fonteles (PT), e apenas duas chapas concorrem ao cargo.
As chapas homologadas são a Chapa 1 – Viva Uespi e a Chapa 2 – Uespi a favor da gente.
A Chapa 1 é encabeçada pelo professor Paulo Henrique da Costa Pinheiro, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ele foi superintendente de Educação Técnica e Profissional de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação (SEDUC) e já ocupou os cargos de diretor e pró-reitor na universidade. A vice é a professora Fábia Buenos Aires, que atuou como pró-reitora de administração na atual gestão do reitor Evandro Alberto.
Já a Chapa 2 tem como candidata a reitora a professora Lucineide Barros Medeiros, que foi candidata à Prefeitura de Teresina em 2020 pelo PSOL. Ligada ao Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), ela possui uma longa trajetória de militância na instituição. O vice é Gisvaldo Oliveira, coordenador do curso de História da Uespi em Floriano.
A eleição definirá o reitor e vice-reitor para o quadriênio de janeiro de 2026 a janeiro de 2030. O processo de votação considera pesos diferentes para cada categoria: professores e técnicos administrativos representam 80% do total, enquanto alunos têm peso de 20%. A chapa com a maioria dos votos válidos ponderados será a vencedora.
O resultado final será divulgado no site oficial da Uespi: www.uespi.br/eleicoes.
Fonte: Portal O Dia