A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou nesta quinta-feira, 30 de outubro, um caminhão com sinais identificadores e documentação adulterados na cidade de Oeiras, Piauí. A ação resultou na apreensão do veículo e no encaminhamento do condutor à Polícia Civil.
A fiscalização ocorreu por volta das 10h40, na Rua Nato Reis, bairro Várzea, quando a equipe da PRF abordou e vistoriou um caminhão VW 8.150, de cor branca e sem placas, que estava sob a responsabilidade do nacional R. N. da S. C.
Durante a verificação minuciosa dos elementos de identificação veicular, os agentes constataram irregularidades graves. O chassi do veículo apresentava marcas de instrumento abrasivo em suas superfícies, com sinais de posterior remarcação, enquanto o número de identificação do motor havia sido suprimido.
Além disso, os documentos apresentados pelo condutor apresentavam indícios de inautenticidade, como alinhamento e fontes diferentes das originais, além de rasuras na Unidade Federativa (UF). Diante dessas constatações, foi caracterizado o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
A equipe da PRF havia realizado diligências prévias, após denúncias, para confirmar a suspeita. O veículo foi localizado na residência do suspeito, que autorizou a vistoria mediante termo assinado, permitindo a verificação dos sinais identificadores do caminhão.
Ao ser questionado sobre a adulteração, o condutor, após ser cientificado de seu direito constitucional de permanecer em silêncio, declarou que havia comprado o caminhão em Oeiras há cerca de 20 anos, de uma pessoa desconhecida, pelo valor de R$ 35.000,00. No entanto, ele não apresentou nenhum documento que comprovasse a compra ou a transferência do veículo.
O caminhão e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Oeiras-PI, sem o uso de algemas e com todos os direitos constitucionais garantidos. A ocorrência foi registrada para que as medidas cabíveis sejam adotadas, dando prosseguimento às investigações sobre a origem e a adulteração do veículo.