Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025

Câmara de Picos realiza Sessão em homenagem aos 50 anos da Romaria de Canindé e Juazeiro do Norte

Publicado em 30/10/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-bd66820c9e5a70b517da.jpg
FA-IMG-bd66820c9e5a70b517da.jpg
Câmara de Vereadores de Picos realiza sessão solene/Foto: Ascom

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, a Câmara de Vereadores de Picos realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da tradicional Romaria que leva os fiéis picoenses aos santuários de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. O momento foi marcado por homenagens, emoção e reconhecimento à fé e à devoção que movem gerações de romeiros.

Veja AQUI mais imagens!

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita de Picos, Xandú Neri; do secretário de Defesa Civil, José Icemar Lavor Neri (Nerinho); do ex-prefeito de Picos, José Neri; do presidente da Câmara Municipal, José Rinaldo Cabral (Rinaldinho – MDB); além de vereadores e dezenas de romeiros que participam anualmente da peregrinação.

O vereador Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), propositor da sessão, destacou a importância histórica e religiosa da romaria. “Essa história começou com um gesto do ex-prefeito José Neri e se perdurou por muitas décadas, até que o deputado Nerinho assumiu e coordena as viagens. Hoje comemoramos os 50 anos de um desejo de levar o povo de Picos para pagar suas promessas nos santuários”, afirmou o parlamentar.

Durante a cerimônia, os romeiros foram homenageados pela Câmara Municipal, em reconhecimento à dedicação e à fé que mantêm viva a tradição.

“Nada mais justo que a Câmara homenagear esses romeiros que há 50 anos fazem essa peregrinação de fé”, ressaltou o presidente da Casa, vereador Rinaldinho.

A 50ª edição da Romaria acontece nesta quinta-feira, 30, com a saída de 31 ônibus, que transportarão cerca de 1.600 pessoas do bairro Canto da Várzea rumo ao Ceará. Segundo o deputado Nerinho, responsável pela organização, “tudo está preparado para garantir uma viagem tranquila e segura aos devotos”.

A Romaria de Picos a Canindé e Juazeiro do Norte é considerada uma das mais tradicionais manifestações de fé do Nordeste, simbolizando meio século de devoção, esperança e compromisso com as tradições religiosas da região.

Comentários