O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Picos, realizou na manhã desta quarta-feira, 1 de outubro, uma audiência pública para discutir os desafios e alternativas do transporte coletivo urbano no município.
Veja AQUI todas as imagens!
O encontro, mediado pelo promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, aconteceu no auditório da Câmara Municipal e reuniu representantes de instituições públicas e privadas, entidades da sociedade civil organizada, além de grande participação popular.
Paulo Maurício Araújo Gusmão
Durante a audiência, estudantes de instituições de ensino superior de Picos (UESPI, UFPI) marcaram presença com protestos e manifestações, reivindicando melhorias no transporte coletivo. Eles relataram insatisfação com a atual concessionária do serviço, a KB Transportes, criticando tanto as condições da frota quanto o alto valor das tarifas.
O sentimento de frustração foi evidenciado pelos estudantes em falas e cartazes que pediam providências urgentes e soluções definitivas para o problema que afeta diretamente a mobilidade da população.
A empresa KB Transportes vem sendo alvo de críticas recorrentes nos últimos anos. Em abril deste ano, o prefeito Pablo Santos chegou a rescindir de forma unilateral o contrato com a concessionária. No entanto, após decisão judicial, em junho, a empresa reassumiu a prestação do serviço, o que gerou novas manifestações de descontentamento por parte de usuários.
Entre os principais pontos debatidos na audiência, destacaram-se as queixas quanto ao mau funcionamento dos ônibus, falta de manutenção adequada, além das tarifas consideradas abusivas. Os relatos da população reforçaram a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso e de medidas concretas para garantir um transporte acessível, eficiente e de qualidade.
Ao final da audiência, foram definidos alguns encaminhamentos. A Prefeitura de Picos deverá vistoriar a frota de ônibus e notificar a empresa para regularizar, em até 48 horas, todos os itens de segurança dos veículos. Também ficou estabelecido que, no prazo de 10 dias, a KB Transportes deverá informar sobre possíveis alterações societárias e apresentar um plano de melhorias.
O Ministério Público se comprometeu a encaminhar todas as manifestações para o juiz responsável, enquanto a Câmara Municipal acompanhará de perto o processo, considerando as reivindicações apresentadas pelos cidadãos.
Nossa equipe de reportagem esteve presente na audiência e conversou com a população e autoridades sobre o assunto.
O Promotor de justiça da 7ª Promotoria de Justiça de Picos, Paulo Maurício Araújo Gusmão explicou como se deu o processo da audiência para solução do problema no transporte público.
O representante da concessionária KB Transportes, advogado Kleber Curica, disse que a empresa está aberta para solucionar os problemas causados.
Representando o poder legislativo de Picos, o vereador Rinaldinho abriu a Câmara Municipal para a Audiência pública e diz que a casa estará em fiscalização do transporte coletivo na cidade.
O diretor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) campus Picos, Jucelino Nascimento, relatou as dificuldades que os alunos vêm enfrentando apesar da universidade proporcionar um transporte para os alunos.
A estudante de jornalismo Roberta Diniz estuda na universidade Estadual do Piauí (UESPI), ela relata as dificuldades encontradas para estudar e realizar trabalhos acadêmicos.