Na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, foi realizada em Bocaina a entrega simbólica do Cartão Auxílio-Alimentação. Ao todo, 50 pessoas do município estão sendo contempladas com o benefício, que garante apoio financeiro emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios estabelecidos pelo Governo do Estado do Piauí.
A ação contou com apoio da Prefeitura de Bocaina, por meio do prefeito Guilherme Macedo e do secretário de Assistência Social, Teodorinho, e foi conduzida por representantes da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC), que estiveram presentes para realizar a entrega, prestar orientações e esclarecer dúvidas dos beneficiários. Entre eles estavam Ananias Cruz, coordenador do programa Auxílio-Alimentação, e Marlla Carlla, técnica da SASC e assistente social.
.jpeg)
Ananias Cruz
.jpeg)
Marlla Carlla
O Auxílio-Alimentação é regulamentado pela Lei nº 8.427/2024 e pelo Decreto nº 23.639/2025 e consiste em um benefício de transferência de renda que pode ser pago em parcela única de R$ 400 ou em duas parcelas de R$ 200, com recursos do Bando Mundial. Os beneficiários do município receberão em parcela única.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
O objetivo é atender famílias atingidas por situações de grave risco involuntário, como desastres naturais, calamidades públicas, epidemias, estiagens prolongadas ou outros fenômenos que comprometam a segurança alimentar.
.jpeg)
.jpeg)
Durante a solenidade, nossa equipe entrevistou Ananias Cruz e José dos Passos, auxiliar administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bocaina.