Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

ARTIGO: Como você vive o seu tempo?

Publicado em 27/01/2013
Por Marta Soares
2628aead14887051735e0eeff783.jpg
2628aead14887051735e0eeff783.jpg
/

Acredite, existe um tempo para cada coisa. Tempo para chorar, tempo para sorrir. Tempo para calar, tempo para falar. Tempo para plantar, tempo para colher. Tempo para sofrer, tempo para perdoar. Enfim, o tempo certo para cada acontecimento. E nós sabemos disso... E não podemos apressar o tempo... E nem nos apegar ao tempo! 

Importante viver cada coisa ao seu tempo. 
Como você vive o seu tempo? 
Existem pessoas que têm muita dificuldade para viver o presente, o aqui e agora. 
Quantos de nós não vivemos angustiados, com medo do futuro que está por vir ou apegados a um passado que machucou e nos fez sofrer? 

As pesquisas apontam para um fato, no mínimo curioso: apenas cinco por cento das pessoas vivem o momento presente, o aqui e agora. Setenta por cento vive remoendo dores, desenterrando defuntos, relembrando pesadelos, cheios de recordações inúteis. Vinte e cinco por cento, com olhos fincados no além, temendo o que ainda está por vir, entupidos de exageradas preocupações com o futuro. 

A verdade é que de concreto só temos mesmo o presente. O passado, já passou! O futuro ainda está por vir. Vivendo o presente estaremos cultivando o bom passado e preparando-nos para viver um bom futuro. 

Tenho uma certeza: os que resolverem viver o presente vão dar o melhor de si, usar o seu tempo da melhor maneira possível, de forma absolutamente produtiva e certamente se darão conta de que não dá pra viver chorando o leite derramado. A vida é uma dádiva divina, um presente, e nos foi dada de graça. Devemos, portanto, vivê-la intensamente!     

Que tal viver o momento presente? Parar de esperar que as coisas melhorem para começar a mudar ou a fazer algo. Comece agora. Não espere mais. Não espere mesmo. E por uma razão muito simples: você não sabe quanto tempo você tem. 
      
*Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco.

Comentários