Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025

São Luís do Piauí promove palestra com foco na saúde mental durante campanha Setembro Amarelo

Publicado em 18/09/2025
Por Redação
FA-IMG-2dbaa358b9084766a30f.jpg
FA-IMG-2dbaa358b9084766a30f.jpg
Evento foi bem participativo/Fotos: Folha Atual

Na noite desta quarta-feira, 17 de setembro, a Quadra Poliesportiva de São Luís do Piauí foi palco de um importante momento de reflexão e cuidado com a saúde mental. A cidade recebeu a palestra “Quem escuta, cuida. Quem fala, se cura!”, ministrada pela Dra. Fernanda Luma, especialista em Saúde Mental e Suicidologista, como parte das ações da campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio.

Veja AQUI mais imagens!

A programação teve início com a composição do dispositivo de honra, que contou com a ex-prefeita Kelsimar Abreu, secretários municipais e vereadores.

Em seguida, o público foi agraciado com uma apresentação cultural, realizada pelas crianças Isadora Bezerra e Rafaelle Carvalho, integrantes do Grupo de Balé Estrelas do Movimento, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na sequência, a Dra. Fernanda Luma conduziu uma palestra impactante, abordando com sensibilidade e profundidade temas como a valorização da vida, a importância da escuta ativa e o acolhimento emocional.

Em entrevista, a palestrante falou sobre a mensagem levada ao público:

Encerrando o evento, o público participou de uma dinâmica interativa com balões, intitulada “Estoure sua dor, explosão de alívio”, coordenada pela psicóloga do CRAS, Dra. Iara Luz.

Durante entrevista, a Chefe de Gabinete, Ruth Seliny, e a secretária municipal de Assistência Social, Ariana Bezerra, falaram sobre o evento:

A ação integra a programação do Setembro Amarelo no município, que segue até o dia 30 com outras atividades voltadas à prevenção ao suicídio. O encerramento da campanha será marcado por uma caminhada pelas ruas da cidade, seguida de um aulão de dança, no dia 30 de setembro, reforçando a importância do cuidado coletivo com a saúde mental e a promoção da vida.

Comentários