Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025

Morre em Teresina, aos 85 anos, Lêda Luz, ex-vice-prefeita de Picos

Publicado em 12/09/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-a1e9769b93b3dbc71b2b.png
FA-IMG-a1e9769b93b3dbc71b2b.png
Morre ex-vice-prefeita de Picos/Foto: José Maria

Faleceu na noite desta quinta-feira (11), em Teresina, Teresa Lêda Luz Costa, aos 85 anos. Ela fez história ao se tornar, em 1971, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita de Picos, durante a gestão do então prefeito Antônio Barros de Araújo.

De acordo com familiares, Lêda Luz estava debilitada em razão de uma gripe e, após complicações durante a realização de uma endoscopia, precisou ser hospitalizada em um centro médico da capital. Apesar dos esforços da equipe de saúde, não resistiu e faleceu por volta das 21h.

O corpo será levado para Picos, onde será velado em sua residência, localizada no bairro Aroeiras do Matadouro.

Trajetória política e empresarial

Filha do ex-prefeito Justino Luz, que administrou Picos por sete mandatos, Teresa Lêda consolidou sua carreira política com três mandatos como vereadora e entrou para a história do município como a primeira mulher a assumir a vice-prefeitura.

Além da atuação política, destacou-se também no ramo empresarial, sendo proprietária de uma tradicional farmácia que se tornou referência no setor farmacêutico local.

Reconhecida como liderança comunitária e política, Lêda Luz deixa um legado de pioneirismo e dedicação à população picoense.

Comentários