Terça-Feira, 09 de Setembro de 2025

Alepi lança Programa Bem-Estar em evento alusivo ao Setembro Amarelo

Publicado em 09/09/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-0aed05122ec57524ba49.png
FA-IMG-0aed05122ec57524ba49.png
Alepi lança Programa Bem-Estar/Foto: Ascom

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promove, nesta quarta-feira (10), às 8h, na Praça do Povo, um evento especial em alusão ao Setembro Amarelo e para o lançamento do Programa Bem-Estar Alepi. A iniciativa tem como foco a valorização da vida, a prevenção do suicídio e a promoção de uma cultura de acolhimento e saúde mental dentro da Casa.

Durante a programação, haverá roda de conversa com psicólogas e terapeutas sobre saúde mental, além da apresentação do Programa Bem-Estar Alepi, que será oficialmente iniciado neste mês. O projeto prevê a criação de uma sala de descompressão, ou seja, um espaço físico dentro da Casa criado para o relaxamento e alívio do estresse dos servidores, oferecendo acompanhamento psicológico e práticas integrativas como acupuntura, massoterapia, aromaterapia, mindfulness e relaxamento guiado.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio (MDB), a ação representa um marco na política de cuidado com os servidores. “Mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo é um convite à reflexão e ao diálogo. Com o Programa Bem-Estar Alepi, queremos não apenas prevenir situações de sofrimento, mas também construir um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor e humano. A saúde mental precisa ser tratada como prioridade, e estamos dando um passo importante nesse sentido”, destacou.

Coordenado pela terapeuta integrativa Karol Falcão, dentro da diretoria de Serviço Social, o projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde mental e emocional, reduzir níveis de estresse, ansiedade e depressão no ambiente de trabalho, além de atender às novas exigências da NR1, que prevê a inclusão dos riscos psicossociais nos programas de prevenção. Os agendamentos de atendimentos deverão ser feitos no setor de Serviço Social.

Também participam da programação as psicólogas Amparo Silva, especialista em prevenção do suicídio e valorização da vida; Fátima Araújo, do quadro efetivo da Alepi; e Marcelle Napoleão do Rêgo Formiga, com mais de 20 anos de experiência clínica.

O evento é aberto aos servidores e marca o compromisso da Alepi em sensibilizar seu quadro funcional sobre a importância da saúde mental e do autocuidado como parte essencial do desempenho profissional e da qualidade de vida.

Fonte: ALEPI 

Comentários