Nesta quinta-feira, 4 de setembro, o município de São João da Varjota promoveu o primeiro dia do Percurso Formativo – Módulo III do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O encontro reuniu gestores escolares, profissionais da educação e professores da rede municipal de ensino.
Com foco na melhoria da qualidade educacional, o evento abordou dois eixos centrais: o engajamento parental e a existência familiar na educação infantil, destinado aos gestores, e o letramento matemático e linguístico, voltado aos docentes do ciclo de alfabetização.
Durante as atividades, os educadores tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas considerados estratégicos para o avanço do aprendizado. Entre eles, destacaram-se:
Letramento Matemático: Aprofundamentos necessários, voltado para fortalecer a prática docente no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nos primeiros anos escolares.
Literatura Infantil: Formação de leitores na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais e inclusão, com reflexões sobre a importância da leitura como ferramenta de valorização da diversidade e promoção da igualdade.
Segundo a organização, o percurso formativo busca alinhar teoria e prática, incentivando os profissionais a desenvolverem novas metodologias em sala de aula e reforçando o papel da família no processo educativo.
O encontro segue nesta sexta-feira, 5 de setembro, com novas etapas, consolidando o compromisso da gestão de São João da Varjota com a educação de qualidade.