Nesta sexta-feira, 30 de agosto, foi realizada no Auditório Francisco Marcolino de Sousa a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de São Julião, bem como a eleição e posse da nova mesa diretora para o biênio 2025/2026. O encontro marcou o início de um novo ciclo de atuação do CMC.
Durante a reunião, foram apresentadas as atribuições dos conselheiros e o papel estratégico do Conselho na formulação, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas culturais do município. A posse dos conselheiros e dos membros da mesa diretora do CMC foi conduzida pela Secretária Municipal de Cultura, Fernanda Costa, que na ocasião representou o prefeito Renaldinho.
A mesa diretora escolhida é composta pelos membros Wenderson Sá (Presidente), Cosma Cândida (Vice-presidente) e Flaviana Alzira (Secretária), que assumirão a condução dos trabalhos do Conselho pelo próximo biênio.
Ainda na primeira reunião do novo colegiado, já foram debatidos temas importantes para a agenda cultural do município, como a necessidade de realização da Conferência Municipal de Cultura, a identificação de potencialidades locais para novos projetos culturais e o compromisso da Secretaria de Cultura, sua equipe e do próprio CMC em fortalecer as ações culturais para os munícipes.
A atuação do Conselho segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Orgânica Municipal do Sistema Municipal de Cultura, em consonância com as orientações do Ministério da Cultura. A participação social na construção e execução das políticas públicas culturais foi reafirmada como um dos pilares fundamentais para o fortalecimento do setor em São Julião.