Domingo, 07 de Setembro de 2025

São João da Canabrava realiza grande evento do 'Agosto Lilás' em defesa das mulheres

Publicado em 30/08/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-c6662ad1aadcd76e7628.jpg
FA-IMG-c6662ad1aadcd76e7628.jpg
Ação mobilizou grande público/Fotos: Bismark Sousa

Na noite desta sexta-feira, 29 de agosto, a Quadra Escolar de São João da Canabrava ficou lotada para a realização de mais uma edição da campanha “Agosto Lilás: Quem ama não bate, não agride e não violenta!”, uma mobilização que reuniu mulheres de todas as regiões do município em um ato de conscientização, informação e fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher.

Veja AQUI todas as imagens!

Promovido pela Prefeitura de São João da Canabrava, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento contou com o apoio do prefeito Elson Silva, da secretária e primeira-dama Niciana Cavalcante, além de vereadores, secretários municipais, representantes de escolas e de instituições locais, que reforçaram a importância da união da sociedade em torno da causa.

Autoridades municipais presentes 

A programação destacou o papel da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), que completou 19 anos no dia 7 de agosto. Reconhecida mundialmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência de gênero, a lei garante medidas protetivas e instrumentos legais para assegurar a segurança e a dignidade das mulheres.

Em depoimento a nossa equipe de reportagem, a secretária Niciana Cavalcante ressaltou a urgência de fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso à informação:

O evento teve início com uma palestra ministrada pela advogada Shirley Danielle, representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB – Picos, que abordou a atuação no Direito Previdenciário e Trabalhista, destacando os instrumentos legais que asseguram os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.

Shirley Danielle

Na sequência, a psicóloga Jéssyca de Lacerda Araújo, especialista em Saúde Pública e em Terapia Cognitiva Comportamental, apresentou reflexões sobre os impactos emocionais e sociais da violência contra a mulher, destacando a importância do acolhimento psicológico e das redes de apoio.

Jéssyca de Lacerda Araújo

Após as palestras, o público participou de uma dinâmica especial com o sorteio de 10 prêmios da “Cadeira Premiada”, em que bilhetes foram distribuídos de forma lúdica debaixo das cadeiras das participantes.

O encerramento ficou marcado por um grande aulão de dança, que reuniu as mulheres em um momento de descontração, movimento e empoderamento coletivo.

O Agosto Lilás reforça a campanha nacional “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, ampliando o acesso aos canais de denúncia e serviços especializados.

Comentários