Na tarde desta terça-feira, 26 de agosto, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Inhuma, foi palco de um importante evento em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa foi coordenada pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado do Piauí, em parceria com a Prefeitura de Inhuma, e trouxe como tema central: “Violência Doméstica e Familiar: Prevenção, Rede de Apoio e Direitos da Mulher”.
Veja AQUI mais imagens!
A programação teve início com a composição da mesa de honra, seguida pela participação ativa da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O psicólogo Samuel Moura, a assistente social Aguina Moura, a advogada Tatiana Moura e a pedagoga Naiana Leal apresentaram ao público o fluxo de atendimento do CREAS às vítimas de violência, destacando o trabalho articulado da rede de apoio e os principais desafios enfrentados no enfrentamento à violência doméstica.
Equipe do CREAS durante apresentação
Um dos momentos marcantes do evento foi o depoimento da senhora Maria da Cruz, vítima de violência doméstica, que emocionou os presentes ao compartilhar sua história de superação e resistência.
Maria da Cruz fez relato de sua vida
A programação seguiu com uma palestra conduzida pelo promotor de Justiça Jesse Mineiro de Abreu e seu assessor Franco Didierd, que abordaram temas como os ciclos da violência doméstica e as recentes alterações promovidas pela Lei nº 14.994/2024, reforçando a importância da atualização legislativa na proteção às mulheres.
Dr. Jesse e Franco conduzem palestra
O evento foi encerrado com a fala da juíza da Comarca de Inhuma, Luciana Cláudia Medeiros de Sousa Brilhante, que reiterou o compromisso do Poder Judiciário na luta pela garantia dos direitos das mulheres e no combate a todas as formas de violência.
Durante entrevistas, a juíza Luciana Cláudia, o promotor Jesse Abreu e o prefeito Elbert Holanda falaram sobre o evento:
Participaram do encontro, além dos representantes do Judiciário e do prefeito; a primeira-dama, Andréa Alves; as secretárias municipais de Assistência Social e Cidadania (Maria do Socorro), de Saúde (Silvia Rodrigues), de Educação (Ana Luíza) e de Cultura e Turismo (Isabel Bezerra); a vereadora Dr. Amanda Leal; professores; profissionais da rede socioassistencial; e a população em geral.
A ação reafirma o papel das instituições públicas e da sociedade civil na construção de uma cultura de paz, respeito e proteção à dignidade feminina.
Participantes do evento