O município de Francisco Santos alcançou mais uma conquista administrativa nesta quinta-feira, 21 de agosto. Durante o evento “Presente e Futuro da Previdência Pública”, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a cidade foi contemplada com o Selo Ouro do Mérito Previdenciário, reconhecimento que evidencia a seriedade da gestão municipal na condução da previdência própria.
A certificação foi obtida na categoria “Regularidade na Prestação de Contas e Envio de Informações”, colocando Francisco Santos entre os municípios piauienses que se destacam pela transparência e responsabilidade previdenciária.
Criado pela Resolução TCE nº 06/2025, o Selo funciona como um incentivo às boas práticas na administração dos fundos previdenciários, avaliando critérios como gestão e transparência, política de investimentos, educação previdenciária e governança. A análise é feita de forma técnica pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPessoal), que classifica os municípios nas categorias Diamante, Ouro e Prata.
Ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Patrícia, da secretária de Saúde, Tássia Gisele, do secretário de Finanças e Planejamento, Talles Moura, da secretária de Governo, Lívia, e do gerente do fundo previdenciário municipal, Ramon Sousa, o prefeito Edson Carvalho recebeu a premiação em Teresina.
Segundo o gestor, o reconhecimento simboliza o comprometimento da administração com a boa utilização dos recursos públicos.
“Estamos aqui no Tribunal de Contas do Estado do Piauí sendo agraciados com o Selo Ouro pelas boas práticas. É um motivo de alegria para Francisco Santos, que demonstra que nosso trabalho, junto à equipe, tem gerado resultados positivos. É um compromisso de continuar fazendo sempre o melhor”, declarou.
Além da entrega das premiações, o encontro reuniu gestores, técnicos e especialistas da área previdenciária. A programação contou com palestras sobre os avanços e desafios da previdência pública, incluindo discussões sobre governança, responsabilidade e uso de tecnologias para o acompanhamento em tempo real dos fundos previdenciários.
As atividades seguem nesta sexta-feira, 22 de agosto, com novas apresentações, entre elas a experiência previdenciária do município de Teresina, apresentada pelo presidente do IPMT, João Braga Magalhães Júnior.