Sábado, 09 de Agosto de 2025

Câmara Municipal de Picos reabre trabalho legislativo após recesso parlamentar

Publicado em 08/08/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-70e583bade4de7a8cff2.jpg
FA-IMG-70e583bade4de7a8cff2.jpg
Câmara Municipal de Picos/Fotos: Bismark Sousa

A Câmara Municipal de Picos realizou, na tarde desta quinta-feira, 7 de agosto, a 19ª Sessão Ordinária do 1º ano da 20ª Legislatura, marcando a reabertura oficial dos trabalhos do Legislativo picoense para o segundo semestre de 2025. O encontro, realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, ocorreu após 20 dias de recesso parlamentar e contou com uma pauta extensa, contemplando homenagens, projetos de lei e diversos requerimentos.

Seguiram para a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final proposições que tratam de concessão de medalhas e títulos honoríficos, denominações de logradouros e alterações em leis municipais.

O vereador Chaguinha apresentou uma série de propostas, incluindo alterações na localização oficial de ruas em diferentes bairros e homenagens como a “Medalha Coêlho Rodrigues” ao general picoense Luiz Gonzaga Viana Filho. Também foram protocolados projetos dos vereadores Eriberto Barros, Antonio Moura, João Rufino e um conjunto de proposições das vereadoras Creusa Nunes, Dalva Mocó, Valdivia e Noêmia, que homenageiam mulheres de atuação relevante no município e no Estado.

Em 1ª votação, os vereadores aprovaram matérias como o projeto do Executivo que equipara a carga horária e o salário base dos contadores efetivos do Município, a instituição do Dia Municipal do Escritor (25 de julho) e o reconhecimento de utilidade pública à Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Guaribas.

Em votação única, o plenário aprovou homenagens à vice-prefeita de Picos, Cecilia Maria Lavor Neri, ao deputado estadual Nerinho, à primeira-dama do Estado, Isabel Fontelles, e ao coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa, entre outras personalidades. Já em 2ª votação, foi confirmada a inclusão de emendas parlamentares impositivas na Lei Orgânica Municipal e criada a Comissão Legislativa de Proteção e Combate à Violência contra os Direitos das Mulheres.

Os parlamentares também aprovaram requerimentos relacionados a pavimentação, limpeza urbana, recuperação de praças, melhorias em estradas vicinais, ampliação de cemitério e melhorias na rede elétrica de comunidades rurais.

A sessão marcou a retomada das atividades legislativas com uma agenda robusta, como relatou o vice-presidente da Câmara, Vereador Maté em depoimento a nossa reportagem.

 

Comentários