A Secretaria Municipal de Saúde de São Julião tem mostrado resultados expressivos nos primeiros seis meses da nova gestão. Sob o comando da secretária Dra. Saara Jane, com apoio do prefeito Renaldinho e do líder político Francimar Pereira, o município tem avançado em áreas estratégicas da saúde pública. Em entrevista ao Portal Folha Atual a gestora falou sobre seu trabalho em prol da saúde municipal.
Um dos principais marcos foi a implantação do prontuário eletrônico, um sistema que permite a integração e continuidade do atendimento aos pacientes. “Nós éramos o último município do estado do Piauí que não tinha prontuário eletrônico. Agora, cada cidadão tem seu histórico médico digitalizado e disponível em todas as unidades de saúde”, afirmou a secretária.
A gestão também criou um Centro de Fisioterapia que já realiza cerca de 800 atendimentos mensais, funcionando nos turnos da manhã e tarde. Outra medida importante foi a reorganização da estrutura física da saúde municipal. A Unidade Básica de Saúde foi separada da unidade hospitalar, e todos os setores, como Vigilância Sanitária e programas de saúde, foram reativados e integrados.
Prefeito Renaldinho tem apoiado as ações da Dra. Saara Jane
A secretária destacou ainda a importância das capacitações profissionais, como as ações voltadas para o tratamento de hanseníase e tuberculose, com apoio de especialistas. “Estamos investindo no que há de mais necessário para a população e valorizando nossos profissionais”, pontuou.
Programas de promoção à saúde também ganharam espaço, como a Tardezinha da Saúde, que promove atividades físicas diárias com orientação de um educador físico, incentivando o bem-estar da população. Três UBS estão atualmente em pleno funcionamento: um no centro da cidade e dois nos povoados Furjona e Mandacaru, com ações permanentes junto às comunidades locais.
Outro avanço importante foi a conquista da Base do SAMU, após esforço direto da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde. “A base do SAMU havia sido negada pela gestão anterior, mas conseguimos reverter a situação. Agora, vamos capacitar nossa equipe e já planejamos a implantação de uma sala de estabilização com médicos 24 horas para atendimento de urgência, como AVCs e traumas”, revelou a secretária.
Os investimentos na saúde, segundo Dra. Saara Jane, têm sido realizados com aporte direto da Prefeitura, já que tanto o Hospital como o Centro de Fisioterapia ainda não contam com recursos próprios. “O nosso objetivo é claro: evitar que as pessoas morram por falta de atendimento. E estamos caminhando firmes para isso”, finalizou.
Confira entrevista na integra: