Sábado, 26 de Julho de 2025

Marcolândia realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde com foco na atenção básica humanizada

Publicado em 25/07/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-9bac7d6a7301fde6313d.jpg
FA-IMG-9bac7d6a7301fde6313d.jpg
Participantes da Conferência/Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, na Câmara de Vereadores, a 10ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Atenção Básica Humanizada: O Compromisso de Marcolândia com o Cuidado Integral em Saúde”, o evento reuniu autoridades, representantes religiosos, trabalhadores da saúde e membros da sociedade civil.

Veja AQUI todas as imagens!

A conferência teve como conferencista a especialista Conceição Portela, que conduziu a apresentação do tema central e dos eixos temáticos, orientando os debates dos grupos de trabalho. A programação incluiu credenciamento, fala das autoridades, coffee-break, discussões temáticas e a construção coletiva de propostas voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Durante a abertura, o prefeito Dr. Corinto Matos destacou a importância do evento como ferramenta de planejamento e escuta ativa da população. A secretária de Saúde, Domitília Alencar, reforçou o papel da conferência na formulação de políticas públicas efetivas e participativas.

Estiveram presentes o prefeito Corinto Matos e a primeira-dama Auxília; vice-prefeito Valmir de Juracy; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Severiano Gomes; os vereadores Junior de Mário, Marcos Josias, Birica, Dibá e Chaguinha Ramos, além de secretários municipais. Também marcaram presença representantes de instituições religiosas — como o pastor João Cardoso (Assembleia de Deus de Madureira), pastor Raissan (Igreja Batista Nova Esperança) e irmã Ismaveth (Igreja Nova Vida) — e lideranças sindicais, como Douglas e Maria Jarcilene, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Ao final, as propostas construídas coletivamente serão encaminhadas às conferências estadual e nacional, reafirmando o protagonismo de Marcolândia na construção de uma saúde pública mais justa, humanizada e eficiente.

Comentários