A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira (23) a um mutirão de castração de cães e gatos. A ação, que se estenderá até domingo (27), prevê a realização de 80 procedimentos cirúrgicos, conduzidos por dois médicos veterinários. A iniciativa integra as políticas públicas de saúde do município, com foco no controle populacional de animais e na prevenção de doenças.
O prefeito Erivaldo Lopes esteve presente no local, acompanhando de perto os atendimentos. Durante a visita, ele reafirmou seu compromisso com a causa animal e anunciou a realização de um novo mutirão em outubro, ampliando o cuidado com os animais de rua e promovendo mais saúde e qualidade de vida para toda a comunidade.
Atuante há mais de cinco anos na causa animal no município, Gerardinho também esteve presente e falou sobre a importância da ação. Segundo ele, a campanha representa um marco na proteção animal na cidade.
“Estamos dando início a essa grandiosa ação promovida aqui pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Lisboa, através do seu prefeito e amigo Erivaldo Lopes. Ação voltada para a causa animal. Hoje eu posso dizer para vocês que Santo Antônio é referência no nosso estado quando se fala em proteção. Eu, que já venho atuando na proteção animal há quase cinco anos, tenho propriedade para falar dos benefícios que uma campanha dessa de controle populacional traz para a sociedade em geral. É conhecimento de todos o quanto esses animais sofrem nas ruas: fome, sede, maus-tratos. É uma vida de sofrimento. Outra questão é em relação aos prejuízos causados pelos animais a criadores de galinhas, ovelhas, principalmente na zona rural. E, claro, temos a questão da saúde pública. Todo mundo sabe que animais transmitem doenças”, completou.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com políticas públicas de proteção e cuidado animal, promovendo mais qualidade de vida para a população de Santo Antônio de Lisboa.