Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025

Dom Expedito Lopes realiza 13ª Conferência de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Publicado em 23/07/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-fa01d8024318d4ec1611.jpg
FA-IMG-fa01d8024318d4ec1611.jpg
13ª Conferência Municipal de Assistência Social/Fotos: Bismark Sousa

Na manhã desta terça-feira, 22 de julho, Dom Expedito Lopes promoveu sua 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no Ginásio Municipal Francisco Belo. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”. O encontro reuniu autoridades, trabalhadores do setor, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais.

Veja AQUI todas as imagens!

Convocada pelo prefeito municipal, Dr. Abimael Lima, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência teve como objetivos avaliar a Política Nacional de Assistência Social, propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e estimular a participação popular no processo de formulação das políticas públicas locais.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito esteve acompanhado do secretário de assistência social, José de Anchieta Honório, além de outros secretários municipais como Écio Flávio (Administração), Naylla Moura (Esportes), Alex Belo (Transporte), Lina Rick (Educação), Robert Moura (Obras), Ivete Lima (Saúde), Clésio (Controladoria), Guilherme (Meio Ambiente), Maxwell (Procuradoria) e Marcídio Moura (Governo). Os vereadores Ramon Belo, Diassis e Valdivia também prestigiaram o evento, assim como o padre Cláudio Santana e o pastor Edilberto, representando segmentos religiosos da cidade.

O ponto alto do encontro foi a Palestra Magna, conduzida pela assistente social Jakeline Borges, que abordou os desafios e conquistas do SUAS ao longo de duas décadas, ressaltando a importância da proteção social e da resistência na construção de uma política pública sólida e inclusiva.

Palestra Magna

A programação também contou com debates divididos em cinco eixos temáticos, definidos em âmbito nacional, com representantes locais apresentando reflexões e propostas:

Eixo 1, Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades, representado por Cícero Maria;

Eixo 2, Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional, representado por Vitória Gerusa;

Eixo 3, Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecimento da Proteção Social e da Inclusão, representado por Darlen Cipriano;

Eixo 4, Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente no SUAS, representado por Ianca Mércia

Eixo 5, Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS, representado por Eduarda Rodrigues.

Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Dom Expedito Lopes na etapa estadual do evento: Representação Governamental: Titular – Sâmia Moura | Suplente – Samara Val, Representação da Sociedade Civil: Titular – Edgar Sousa | Suplente – Michele Alves, Representação dos Usuários: Titular – Marizete | Suplente – Marizone.

Em depoimento a nossa equipe de reportagem, o prefeito Abimael Lima, destacou as melhorias que podem ser realizadas com a realização da conferência municipal. 

 

A palestrante do evento, Jakeline Borges, resumiu um pouco de sua fala reforçando o poder transformador que o SUAS teve ao longo de seus 20 anos de existência. 

 

Comentários