A 42ª Semana Cultural da Juventude Ipiranguense (SDJ 2025) teve nesta quarta-feira, 16 de julho, um dos momentos mais marcantes de sua programação. O quarto dia do evento destacou o compromisso de Ipiranga do Piauí com a cultura, a inclusão e a valorização de todas as faixas etárias, reunindo atividades para crianças, idosos, pessoas com deficiência e o público em geral.
Veja AQUI mais imagens!
A programação teve início à tarde, na Quadra Poliesportiva Buriti, com a 4ª edição da Tardezinha da Primeira Infância. Voltado para crianças atendidas pelos programas Criança Feliz (PCF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o momento foi recheado de brincadeiras, pipoca, algodão doce, brindes e a participação de personagens infantis, promovendo um ambiente lúdico, alegre e acolhedor.
À noite, as atenções se voltaram para a Praça da Juventude, com mais uma edição do Palco da Cultura — espaço dedicado à valorização dos talentos locais e à inclusão social. A abertura foi emocionante, com a Escola Apaeana Tia Nely apresentando o espetáculo “Movimento, tradição e inclusão: celebrando nossas raízes”, protagonizado por pessoas com deficiência. A apresentação foi aplaudida de pé e reforçou o compromisso do município com o respeito às diferenças.
Na sequência, os idosos do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) encantaram o público com a coreografia “A trilha do tempo”, em uma bela homenagem àqueles que ajudaram a construir a história do município.
O espetáculo “Resgatando Memórias”, desenvolvido por crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV e pelo Programa Criança Feliz, trouxe ao palco coreografias, roda de capoeira e apresentações temáticas, demonstrando criatividade e o talento da juventude ipiranguense.
Encerrando a noite com muita animação, o palco da SDJ recebeu os shows de Micael Farra Chapéu de Couro Mix, Marcelo e Rayane, e Ciel Farra, que fizeram a multidão dançar e celebrar.
A secretária municipal de Cultura, Kennyana Miranda, destacou a diversidade das apresentações e o espírito acolhedor do evento: “Podemos apreciar apresentações belíssimas no palco da cultura, desde domingo. De crianças, jovens, adolescentes, idosos… A Semana Cultural é feita para todos, independente da idade, da cor, da etnia. A nossa intenção é acolher, é incluir. Este ano, por exemplo, temos um espaço reservado às pessoas com deficiência, além de policiamento reforçado. Diante de tudo o que temos visto e vivenciado, a nossa avaliação até agora é bastante positiva”.
Kennyana Miranda, secretária de Cultura
O prefeito Elvis Ramos também ressaltou o caráter integrador da Semana: “É uma semana de verdadeira cultura, com diferentes manifestações e todas as faixas etárias representadas. Hoje vimos a atuação da Assistência Social, em parceria com a APAE, trazendo inclusão e oportunidade. A Semana Cultural tem justamente esse propósito: mostrar a capacidade do nosso povo de fazer cultura e fortalecer políticas públicas inclusivas”.
Prefeito Elvis acompanha toda programação
A secretária de Assistência Social, Iolita Ramos, emocionou-se ao falar sobre a participação dos usuários dos programas sociais: “Hoje é o dia da Assistência Social. A gente se dedica para esse momento acontecer. É um dia de muito empenho e de muita realização. Esperamos por esse momento o ano inteiro e é gratificante contribuir com essa festa e com eles”.
A programação da SDJ 2025 segue até sábado, dia 19, com grandes atrações. Para esta quinta-feira (17), o destaque é o aguardado show com o cantor Leonardo, que deve atrair uma multidão a Ipiranga do Piauí.