Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025

Fé e tradição marcam a abertura da 60ª Festa de São Cristóvão em Marcolândia. Padre e prefeito convidam fiéis

Publicado em 17/07/2025
Por Redação
FA-IMG-da1f1b0ffcc2907dad44.jpg
FA-IMG-da1f1b0ffcc2907dad44.jpg
Centenas de fiéis participam da missa/Fotos: ASCOM e cidadesnanet

Com forte participação popular e momentos de intensa espiritualidade, a cidade de Marcolândia deu início, nesta quarta-feira (16), à 60ª edição da tradicional Festa de São Cristóvão, padroeiro do município. O evento, que é um dos mais aguardados pela comunidade local, teve um primeiro dia marcado por celebrações religiosas, demonstrações de fé e envolvimento da população.

Imagens AQUI alvorada!

Imagens AQUI carreata e missa!

A programação começou logo cedo, às 5h30, com a Alvorada Festiva, que anunciou o início dos festejos. Ao meio-dia, os fiéis participaram do Ofício de Nossa Senhora. Já no período da tarde, uma emocionante carreata saiu da cidade de Caldeirão Grande do Piauí rumo à Igreja Matriz de Marcolândia, conduzindo a imagem de São Cristóvão em meio a dezenas de motociclistas, motoristas e devotos.

Momento da alvorada festiva

Carreta de Caldeirão Grande a Marcolândia

À noite, a comunidade se reuniu para rezar o Terço, às 18h15, seguido da primeira Novena e da celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Francisco de Assis, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Itainópolis), e concelebrada pelo padre Espedito (pároco da paroquia em Marcolândia) e Fernando Amando, da Área Pastoral São José (Caldeirão Grande do Piauí).

Primeira missa/novena

Presente à cerimônia, o prefeito Dr. Corinto Matos destacou a importância do evento para a identidade cultural e religiosa do município. “A Festa de São Cristóvão é mais do que uma tradição. Ela representa a fé do nosso povo e fortalece os laços comunitários. A Prefeitura está empenhada em garantir estrutura, segurança e apoio em todas as etapas da programação”, afirmou.

Prefeito Dr. Corinto

O início da festa contou com a participação expressiva de comunidades rurais, famílias, pastorais e lideranças religiosas da região, que lotaram a igreja e seus arredores, evidenciando a devoção ao santo padroeiro.

Com o tema “São Cristóvão, modelo de conversão e avivamento”, os festejos seguem até o dia 25 de julho com uma programação repleta de missas, novenas, batizados, leilões, momentos de espiritualidade e o encerramento com a tradicional Romaria da Família e a Missa Solene com procissão.

Na parte da tarde, em uma entrevista coletiva, o padre Espedito e o prefeito Corinto Matos, falaram sobre a expextativa de toda programação religiosa, oportunidade em qye convidaram a comunidade para participar.

Padre Espedito

Prefeito Dr. Corinto

Jornalista que participaram da entrevista coletiva

Comentários