A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na tarde desta terça-feira, 08 de julho, a culminância da 3ª edição do projeto “MPT na Escola 2025” com premiação para os alunos. A iniciativa tem como foco a conscientização de alunos, famílias e educadores sobre os malefícios do trabalho infantil, reforçando a importância da permanência das crianças na escola e do respeito aos seus direitos.
Veja AQUI todas as imagens!
Durante o projeto, cerca de 50 alunos desenvolveram e apresentaram contos, músicas, poesias e pinturas que abordaram os desafios enfrentados por crianças vítimas do trabalho precoce. A proposta pedagógica valorizou a criatividade e a expressão dos alunos, utilizando como critérios de avaliação a pessoalidade nos textos, a originalidade e a adequação da linguagem à faixa etária e ao nível de escolaridade.
Banca examinadora
A solenidade de premiação contou com a presença do prefeito Abimael Lima; da secretária municipal de Educação, Lina Rick; além de coordenadores pedagógicos, diretores das escolas participantes, familiares e estudantes.
Mesa de honra
A gestão municipal ressaltou a importância da conscientização não apenas entre os alunos, mas também entre as famílias, reforçando que o combate ao trabalho infantil começa com a informação e o diálogo.
Os alunos que se destacaram foram premiados com fones de ouvido e tablets, como forma de incentivo à educação e valorização do esforço dedicado às produções.
Confira os vencedores por categoria:
Categoria Desenho:
1º lugar: Victor Rafael de Sousa
2º lugar: Sabrina Victoria João Barbosa
Categoria Poesia:
1º lugar: Lívia Maria dos Santos Sousa
2º lugar: Ana Laura
Categoria Música:
1º lugar: Marlon Leal
2º lugar: Hídia Kletly, Nicole e Lara
Categoria Conto:
1º lugar: Abner Leal de Nascimento
2º lugar: Samuel Henrick
Participaram alunos das Escolas Municipais João Barbosa; Escola João Belarmino do Vale; Escola Padre Albino e Escola Estefânia Conrado.