Deu Bahia e Santa Catarina no lugar mais alto do pódio da Picos Pro Race edição Cangaço. O baiano Kennedi Lago e a catarinense Gabriele Krol foram os campeões da elite na 13ª edição da prova.
No primeiro dia, o baiano conseguiu concluir os 65 km do primeiro dia de prova em 2:27:54 horas, após um sprint decisivo. Segundos separaram o campeão do vice na disputa. No segundo dia, um outro sprint foi decisivo para ele conseguir conquistar a vitória, ao percorrer os 96km em 03:52:13 horas, apenas 4 segundos de diferença em relação ao Francisco Matheus Martins, segundo colocado na elite.
Com o feito, Kennedi conquista o tricampeonato na Picos Pro Race. “Estou muito feliz. Sair como campeão. É uma prova dura e que vem sempre para somar no campeonato Norte e Nordeste. Já estou na expectativa para o próximo ano”, disse ele. Matheus Martins, também da Bahia, foi o segundo colocado na disputa e perdeu o título de campeão nos segundos finais da prova, após um sprint eletrizante com Kennedi. Com apenas 21 anos, é um dos grandes nomes do ciclismo regional. “Foram dois dias disputando no sprint. Correr em Picos é sempre especial. É uma prova dura. Vamos continuar treinando bastante para estarmos aqui no próximo ano”, disse ele. Entre as mulheres, o lugar mais alto do pódio ficou com a catarinense Gabriele. É o segundo ano que ela participa da disputa e, no ano passado, ficou em terceiro lugar na elite. “Sou de uma cidade muito fria e a mudança de temperatura pesou bastante na disputa. Gostei muito da prova, foi sensacional, dura para caramba. Um percurso com muita trilha e diversidade. Foi um sol de rachar, mas consegui manter a primeira colocação nos dois dias de prova”, disse ela, que completou os dois dias de prova em 3:09 e 5hrs, respectivamente. Ao todo, foram distribuídos R$ 57 mil em premiações, dividido entre as categorias.
No segundo dia de prova, o percurso foi bem decisivo. Os atletas da elite enfrentaram 96 km com uma altimetria de 1471 metros. O percurso mesclou estradão, trechos de muitas subidas, descidas, single tracks, e trechos bastante técnicos de pedras.
No percurso, os atletas se depararam com cangaceiros e uma grande festa que foi preparada nos municípios de Santana do Piauí e São José do Piauí. Nas duas cidades, que já recebem a Picos Pro Race de braços abertos, os atletas puderam contar com ponto de hidratação, frutas, chuveirão, e ainda bandas que garantiram toda a animação dos atletas e também da população que estava presente prestigiando.
Pessoas como o a Roseni Maria, que saiu da comunidade Caldeirão da Pedra para o centro de São José do Piauí prestigiar a prova. “É muito bom. Todo ano eu venho acompanhar. É muito organizado, sem falar da animação. Eu gosto demais”, disse ela. O senhor Antônio Joaquim e sua esposa Maria Ana, vieram do povoado Baxio, para prestigiar a prova. “Eu soube que estava tendo essa movimentação e vim ver. É muito bom ver os atletas passando ligeiro, o forrozinho, os cangaceiros. É tudo muito animado e engraçado”, disse dona Maria Ana.
Enquanto uns foram curtir a festa, outros aproveitaram para faturar. Como a Eunice Sousa, proprietária de um restaurante localizado em frente ao ponto de concentração montado para recepcionar os atletas. “Todo domingo temos a feira, mas esse evento vem para tirar da monotonia. Com isso, mais pessoas vêm prestigiar e aumenta as vendas em cerca de 20% a 30%”, contabiliza ela.
Mas, apesar de trechos muito desafiadores na Picos Pro Race, o percurso também teve seus refrescos. Os ciclistas puderam contar com o apoio diferenciado da 4MOv Assessoria Esportiva que estava com uma estrutura oferecendo água, coca cola gelada, isotônico, além de paçoquinha, melzinho e rapadura para garantir a energia aos atletas. Para fechar com chave de ouro, um trio de forró pé de serra garantia a alegria dos ciclistas.
E, antes que terminasse a trilha, nos 5 últimos quilômetros de prova, os ciclistas foram agraciados com o tradicional churrasco com cerveja, que já é marca registrada da Picos Pro Race. Os cangaceiros deram uma trégua e, juntamente com Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, abordavam os atletas. “O churrasquinho na trilha já é algo que os ciclistas esperam. Fizemos isso há alguns anos e foi muito bem recebido pelos atletas. Desde então, estamos dando esse refresco, prestigiando aqueles que já se desafiaram durante todo o percurso. A gente coloca para sofrer na prova, mas também sabe compensar”, disse Daniel.
A Picos Pro Race aconteceu entre os dias 04 e 06 de julho, com arena de prova no estacionamento do Piauí Shopping. Foram dias de provas de mountain bike, corrida de rua, mas também feira gastronômica, apresentações culturais, estandes com exposição e comercialização de produtos e serviços de vários apoiadores e parceiros do evento. A Picos Pro Race conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo.
O encerramento acontece logo mais, com o Festival Picos 40 Graus, que leva ao palco Biquini.
O resultado completo dos dois dias de prova pode ser conferido através do https://www.cronosvale.com.br/painel/upload/doc/inscricao/doc-40-b7f6b27e53a3097936fd8eb1aba4eba2.pdf